A Ouvidoria Geral do Município e a ouvidoria da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) participarão do primeiro mutirão de atendimentos do programa Transforma Cachoeiro, que será realizado no próximo dia 28, na praça principal do bairro Village da Luz, das 9h às 15h. O órgão da prefeitura e a agência reguladora estarão presentes para acolher solicitações e prestar orientações sobre serviços públicos.

 

Canal direto de comunicação entre a administração municipal e a população, a Ouvidoria Geral recebe denúncias, reclamações, sugestões e solicitação de esclarecimentos e informações sobre quaisquer assuntos relacionados à gestão pública municipal. Isso inclui desde pedidos para poda de árvores e tapa-buracos até fiscalização de obras irregulares.

 

“Fazemos atendimentos diários por telefone, e-mail e presencialmente, e muitas das ações preparadas para o Transforma Cachoeiro têm relação com solicitações que chegam até nós. A nossa presença no evento permitirá uma aproximação ainda maior com a população, possibilitando mapear outras demandas daquela região”, explica a ouvidora geral do município, Kédyma Marques.

 

A Agersa, por sua vez, disponibilizará a sua ouvidoria própria no mutirão para atender os cidadãos nas áreas de transporte coletivo e saneamento, os dois serviços que a autarquia é responsável por regular. Dúvidas e reclamações sobre atrasos de ônibus, cartão de bilhetagem eletrônica, itinerários e cobranças nas contas de água e esgoto estão entre as demandas a serem acolhidas.

 

“Transporte coletivo e saneamento são serviços essenciais, e por isso é fundamental ter essa aproximação com a população. Será, também, uma ótima oportunidade de os moradores conhecerem melhor sobre o funcionamento da Agersa e da nossa ouvidoria, um importante canal de comunicação com a sociedade”, destaca o diretor-presidente da Agersa, Vanderley Teodoro.

 


O programa

O Transforma Cachoeiro é um programa intersetorial da Prefeitura de Cachoeiro, com apoio de instituições parceiras, que levará, mensalmente, mutirões de serviços públicos a bairros e distritos com maior número de demandas. Duas semanas antes do evento principal, os locais começam a receber as primeiras ações. Durante o mutirão, serão oferecidos atendimentos de saúde, oficinas culturais e educativas, direcionamento a programas sociais, atividades de esporte e lazer, dentre vários outros.

 

Na região do bairro Village da Luz, que abrange também os bairros Bom Pastor, Fé e Raça e Rubem Braga, foram iniciados nesta semana serviços de limpeza urbana e reparos em vias públicas. A expectativa é de realizar cerca de 5 mil atendimentos na ação do dia 28.

 


Tranforma Cachoeiro – Village da Luz

Quando: 28/09 (sábado)

Local: praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, Village da Luz

Horário: 9h às 15h

Bairros de abrangência: Village da Luz, Bom Pastor, Fé e Raça e Rubem Braga