O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) lançou, na manhã desta segunda-feira (19), novos serviços do programa Detran 100% Digital, que tem o objetivo de reduzir o uso de papel no órgão e oferecer um atendimento mais fácil, rápido e seguro para os cidadãos capixabas. 

 

Entre as novidades está um aplicativo para celular que possibilita o desconto de até 40% nas multas de trânsito.


Na solenidade, com a presença do governador Renato Casagrande e do diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, foram apresentados serviços das áreas de Habilitação, Veículos e Infrações convertidos para o formato eletrônico, dispensando, assim, a necessidade de o usuário se dirigir até uma unidade do Detran|ES para realizar esses procedimentos.

 

Multas

 

Na área de Infrações, o Detran|ES aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o que vai possibilitar que os condutores e proprietários de veículos registrados no Estado recebam as notificações de infrações por meio de um aplicativo no celular. 

 

A novidade também possibilitará aos usuários descontos de até 40% nas multas de trânsito.

 

Habilitação

 

Processos das áreas de Habilitação e Veículos também serão feitos eletronicamente, com a digitalização de toda a documentação necessária a esses procedimentos. 

 

Essa iniciativa representará mais segurança, desburocratização, praticidade e economia nos processos para candidatos e condutores tirarem ou renovarem suas carteiras de habilitação, assim como para procedimentos relacionados a veículos, principalmente aqueles que necessitam de auditoria.

 

Sistema de Notificação Eletrônica

 


Com a adesão do Detran|ES ao SNE, o cidadão capixaba poderá deixar de receber as infrações do seu veículo registrado no Estado pelo meio físico e passar a receber todas as notificações de forma eletrônica, assim como o boleto de cobrança das multas. 

 

A economia com a impressão gráfica, custos administrativos e o envio postal pode, então, ser repassada ao motorista.

 

O serviço vale para as multas autuadas pelo Detran|ES, pelos órgãos de trânsito das prefeituras capixabas onde o trânsito é municipalizado e pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER-ES). A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também já enviam a notificação por meio eletrônico.