Cachoeiro-ES completa nesta segunda, 25, 152 anos de emancipação política. O município é conhecido como Capital Secreta e berço de grandes artistas, como o cantor Roberto Carlos.

O município é polo econômico, na área de educação e de geração de vagas de emprego na Região Sul. De acordo com dados do Censo 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cidade possui 75 escolas da rede municipal, 32 da rede estadual, 15 estabelecimentos de ensino privado e 15 instituições de ensino superior.

 

As principais atividades do setor agropecuário são: café, leite, carne e olericultura (cultivo de legumes) e 600 empresas do setor de rochas atuam na cidade.

 

História

 

A história de Cachoeiro de Itapemirim começa em 1812, quando o donatário da capitania do Estado, Francisco Alberto Rubim, teve a tarefa de povoar o Estado. A primeira casa só foi construída no ano de 1846 por Manoel de Jesus Lacerda, logo depois, foram surgindo as primeiras casas comerciais no centro da vila, perto da antiga matriz do Senhor dos Passos, sede da freguesia de São Pedro de Cachoeiro de Itapemirim.

 

A data da emancipação não foi escolhida por acaso. Era o aniversário da primeira e única Constituição do Brasil Império, que fora outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824.

 

Berço de grandes artistas

 

O município é conhecido pelo mundo como berço de grandes artistas, como o cantor e compositor Roberto Carlos; a atriz Luz del Fuego; um dos mais importantes cronista brasileiro, Rubem Braga; o compositor Sergio Sampaio; produtor musical e diretor Carlos Imperial; o ator Jece Valadão e também da atriz Darlene Glória, entre outros.

 

Capital Secreta

 

Desde a década de 60, Cachoeiro de Itapemirim ficou conhecido como Capital Secreta. Davi Loós explica que existem duas versões para o 'apelido'. Todas estão ligadas ao cronista Rubem Braga.  A mais aceita é que Vinícius de Moraes era amigo de Rubem Braga e ele teria ficado impressionado, pois a cidade era pequena e tinha muita cantores, muitas pessoas de expressão. Talvez ele tenha ironizado, mas Rubem passou a adotar isso e disseminou. A outra versão é que ele mesmo teria dado esse nome.