De acordo com meteorologista Manoel Rangel, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a possibilidade de formação de um ciclone próximo à costa do Espírito Santo não está descartada, mas o sistema que colaboraria para a formação do fenômeno está se afastando do continente e indo em direção ao interior do oceano.

 

"Ainda que esta possibilidade de formação do ciclone não esteja descartada, mesmo que o sistema de baixa pressão se direcione ao interior do oceano, os capixabas podem sentir o efeito dele — com chuva e ventos fortes", explicou.

 

Manoel aponta sobre o acompanhamento mais recente feito pela manhã de hoje, e diz que os ventos estão oscilando entre 40 e 45 km/h.

 

"Ele está se deslocando para o interior do oceano e não para o continente. Ainda assim, é totalmente desaconselhável que navegantes entrem no mar neste período. Inclusive, uma das adversidades, que é a ressaca, já atinge as praias do ES." - Manoel Rangel, meteorologista do Inmet

 

FORMAÇÃO DE CICLONE PODE OCORRER ATÉ TERÇA (26)

 

Em alerta emitido nesta sexta-feira (23), a Marinha do Brasil estendeu o prazo de atuação de um possível ciclone tropical, que pode se formar a partir deste sábado (23) na costa do Espírito Santo e litoral sul do Estado da Bahia. "O ciclone pode permanecer atuando no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até o dia 26", diz o aviso de atenção.

 

Antes, a previsão era de que o ciclone poderia atuar até este domingo (24). Se a intensidade do fenômeno, denominado pelo órgão como "Depressão Tropical", ultrapassar rajadas de vento superiores a 61 km/h, ele poderá ser batizado como "Iba", expressão em tupi-guarani que significa "ruim".