Ainda monitorada por institutos de meteorologia, a possível formação de um ciclone no oceano na altura do Sul da Bahia e Norte do Estado pode provocar ventos de 102 km/h em alto-mar e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação da formação.

 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou, ainda, que há previsão de formação do ciclone com características tropicais, a partir de hoje.

 

Nesse caso, poderá ser classificado como uma Depressão Tropical. Mas se a intensidade dos ventos superarem 61 km/h, será reclassificado como Tempestade Tropical.

 

O Inpe informou que o ciclone, caso se forme, pode permanecer atuando no litoral da Bahia e do Espírito Santo até terça-feira.

 

Explicou, ainda, que o fenômeno está associado à convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 29ºC e 30ºC, acima de sua média.

 

Se confirmado o ciclone, há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3 e 5 metros em alto-mar. Já entre a costa entre Linhares, no Estado, e Porto Seguro, na Bahia, há possibilidade de ocorrência de ressaca com ondas que podem chegar entre 2,5 e 3 metros, estendendo-se até Vitória, com ondas até 2,5 metros.

 

O meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Hugo Ramos salientou que as chances do ciclone, caso se forme, chegar à costa é baixa. Também afirmou que os ventos fortes persistidos ficariam mais na parte central do ciclone. “Na sua borda o vento é mais atenuado.”

 

O meteorologista do Climatempo Daniel Orlandi ressaltou que hoje será possível ter a confirmação de uma configuração do ciclone. “A previsão é que ele se forme de domingo para segunda.”