Foi realizada com sucesso, nessa quarta-feira (20), a captação e o transplante de múltiplos órgãos doados pela família de um jovem de 22 anos, atendido em um hospital da Rede Estadual na Grande Vitória, e que teve a morte encefálica confirmada nesta terça-feira (19). 

Apesar da dor da perda, a família tomou uma decisão que beneficiou sete pessoas com transplante de pulmão (bilateral), coração, fígado, dois rins, pâncreas e córneas. O nome do hospital e as causas da morte não foram divulgadas para preservar a família do doador.

A coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Maria Machado, explicou que a definição de quem receberia os órgãos doados foi feita por meio de um sistema on-line do Ministério da Saúde, obedecendo a critérios rígidos estabelecidos pela legislação federal. No caso da captação e doação realizadas na quarta-feira, foram beneficiados pacientes de São Paulo (pâncreas e pulmão), e outros que aguardavam pelos demais órgãos na Grande Vitória.

Primeira Captação 

De acordo com Maria Machado, esta foi a primeira captação de pulmões de adulto realizada na região metropolitana este ano. A equipe de captação de São Paulo veio de táxi aéreo e desembarcou no aeroporto de Vitória, pela manhã, e foi encaminhada pela equipe da Central de Transplantes até o hospital onde ocorreu a captação.

* Com informações da Sesa-ES