Um levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na quarta-feira (20) revelou que a cada 60 minutos uma criança ou adolescente morre por arma de fogo no Brasil.

 

De acordo com o estudo, que considerou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, o Espírito Santo está entre os 10 estados com mais mortes de crianças e adolescente com arma.

 

O dado alarmante mostra que foram registrados 5.644 mortes em 20 anos no estado. Somente em 2018, foram 116 óbitos. No entanto, o ano com maior registro é 2014, com 390 casos envolvendo crianças e adolescentes capixabas.

 

No país

 

Em todo o país, nas últimas duas décadas, mais de 145 mil jovens, com idades entre zero e 19 anos, faleceram em consequência de disparos, acidentais ou intencionais, como em casos de homicídio ou suicídio.

 

De acordo com os últimos dados oficiais disponibilizados, 45% do volume total de óbitos em 2016 ficou concentrado em estados da região Nordeste. Outros 26% dos casos ficaram no Sudeste e o restante foram divididos entre o Centro-Oeste (8%), Norte e Sul (ambos com 10%).