O coordenador de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ely dos Anjos Ramos, explicou que aumentará a instabilidade do clima no Estado.

 

“Haverá um aumento das nuvens, que podem provocar pancadas de chuva em grande parte do Estado. Hoje, deve chover em todo o território, com mais chance para o Norte. Amanhã e quinta-feira, a tendência é de uma chuva mais espalhada, e não necessariamente volumosa”, explicou.

 

Com isso, segundo Hugo, a temperatura deve cair um pouco. “Teremos um alívio no calor, que não será registrado pelo sol pleno, mas sim por um tempo abafado por nuvens. Serão dias de outono com mais instabilidade. Na Região Serrana, a queda da temperatura será mais significativa”, disse.

 

Meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim acrescenta que essa mudança é uma mera coincidência.

 

“Não é necessariamente uma postura do outono, mas calhou de que, com a chegada da estação, chega também uma frente fria que vai manter o Estado com bastante nebulosidade e chuva por alguns dias”, disse.

 

“A queda de temperatura vai começar a ser percebida durante a quarta-feira, mas, principalmente a partir de quinta-feira. E, esse período de muita nebulosidade e chuva frequente, deve seguir até o sábado. Até lá, vamos ter muitas nuvens e pancadas de chuva.”

 

Segundo Josélia, há risco de chuva de forte intensidade, “o que não quer dizer que chova o dia inteiro”.

 

A previsão é de que teremos vários dias com bastante nebulosidade e possibilidade de chuva há qualquer hora.

 

“O Estado inteiro vai ser beneficiado com chuva, que pode cair forte inclusive na Grande Vitória. Aí está a explicação: por causa do excesso de nebulosidade, chuva e dos ventos frescos, a temperatura vai cair”, finalizou Josélia.

 

 

Influência do El Niño

 

O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente às 18h58 (hora de Brasília) de amanhã.

O outono de 2019 terá a influência do El Niño (fenômeno climático de escala global caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico), que mesmo estando com fraca intensidade, vai influenciar a chuva e a temperatura da estação.

Este El Niño deve atuar até o fim de junho, mas enfraquecendo cada vez mais.

De forma geral, o outono no Sudeste terá menos frio do que poderia ter. A primeira onda de frio com força para realmente derrubar a temperatura deve ser na primeira quinzena de maio. Os eventos de frio relevante duram poucos dias.

 

Chuvas da estação

 

No Espírito Santo, as chuvas devem ser espalhadas pelo território nesses primeiros dias de outono.

 

O tempo aqui ficará instável, com nuvens que podem deixar o tempo abafado, porém com temperaturas menores que o que vinha se registrando no verão.

Haverá um aumento das nuvens, que podem provocar pancadas de chuva em grande parte do Estado. Hoje deve chover em todo o território, com mais chance para a região Norte. Amanhã e quinta-feira a tendência é de uma chuva mais espalhada, e não necessariamente volumosa.

 

A queda de temperatura começa a ser percebida amanhã, mas, principalmente a partir de quinta-feira. E, esse período de muita nebulosidade e chuva frequente, deve seguir até o sábado.

 

Até lá, vamos ter dias com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora.

 

Temperaturas amenas

 

Na quinta-feira, a máxima, segundo o Climatempo, é de 28ºC com 80% de chance de até 15 mm de chuva.

 

Na sexta-feira, também de acordo com o Climatempo, a máxima cai para 27ºC, com mínima de 21ºC, e 80% de possibilidade de 25 mm de chuva.