O relato da filha de seis anos mudou a segunda-feira (18) de uma dona de casa, de 28 anos, em Cariacica, Região Metropolitana de Vitória. Pouco antes de a criança ir para a escola, a capixaba se deparou com uma conversa que a surpreendeu.

 

Amedrontada, a menina falou que precisava usar uma faca para cortar os pulsos, a barriga e o pescoço, caso contrário a "Momo" viria à noite para fazer isso com ela.

 

Momo é uma personagem criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês, que possui olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro. Ela ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo”, que envolvia roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio e extorsão, viralizou na internet no ano passado.

 

Nesta segunda-feira, foi noticiado que a imagem estaria aparecendo no meio de vídeos do Youtube que são voltados para o público infantil. Quando aparece, ensina crianças o passo a passo para o suicídio.

 

"Ontem (domingo) eu tinha notado que minha filha estava mais tristinha, calada. Aí hoje, eu estava no banheiro, ela chegou e me perguntou se poderia conversar com o espelho. Eu expliquei que a gente deve usar o espelho para se olhar e não para ficar conversando. Então ela disse que precisava de uma faca para cortar o pulso, pescoço e barriga, porque a Momo tinha falado isso em um vídeo. E se ela não fizesse a Mono viria durante à noite e faria isso com ela", conta.

 

O relato da criança ligou o alerta na mãe, que nunca havia ouvido falar sobre a Momo. Depois disso, ela começou a pesquisar na internet e se assustou com o que viu.

 

Eu estou em pânico. Comecei a pesquisar sobre o tema e não vou deixar minha filha ver mais nada no Youtube

 

"Ela ficava vendo vídeos no celular, ou na televisão no quarto dela, mas nunca pensei que pudesse ser desse tipo. A partir de agora vou fiscalizar tudo. Estou tão assustada que desde que ela me disse isso não consegui nem mais lavar um copo dentro de casa. Estou na internet pesquisando o tempo todo".