Sedu declarou que as aulas perdidas pelos estudantes serão repostas. Prefeitura informou que problema será solucionado até o início da próxima semana.

Cerca de 200 estudantes que moram na zona rural de Afonso Cláudio, região Serrana do Espírito Santo, ainda não assistiram a nenhum dia de aula em 2019. O motivo é que eles estão ser ir à escola por falta do transporte. O ônibus que passava nos povoados para levar os alunos da rede estadual para a escola ainda não apareceu esse ano.

 

Até 2018, as despesas com o ônibus que levava os alunos eram pagas através do convênio entre a prefeitura da cidade e o governo do estado. Os órgãos informaram que uma nova licitação está sendo feita e a previsão é de que em uma semana o transporte volte a circular nas comunidades do interior.

 

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) declarou que as aulas perdidas pelos estudantes serão repostas ao longo do período letivo de 2019.

 

Indignados com a situação, os pais fizeram um protesto pelas ruas do distrito de Santo Antônio. Na comunidade, 60 alunos ainda não conseguiram ir para a escola esse ano.

 

"Está sendo difícil, pois a gente quer terminar os estudos para engrenar em uma faculdade e do jeito que está não está dando certo", disse Hemilly Zandonadi, que tem estudado em casa juntamente com a irmã gêmea Patrieny Zandonadi. A jovem sonha cursar educação física.

 

Apuração do caso

 

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) informou que instaurou um procedimento para apurar o caso.

 

O órgão declarou ainda que notificou a Superintendência Regional de Educação de Afonso Cláudio para que o município preste esclarecimentos sobre o transtorno ocasionado pela ausência de transporte para os alunos.