No total, dois filhotes de gatos e nove cães, sendo três filhotes, estão abrigados na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Cachoeiro de Itapemirim à espera de um novo lar.

 

As pessoas que se interessarem em fazer a adoção de algum desses animais devem procurar a UVZ (antigo CCZ), no bairro Aeroporto (rodovia Cachoeiro-Muqui), no horário de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

 

Não há taxa de cobrança para efetuar a adoção. O interessado só precisa ter, no mínimo, 18 anos, e levar um comprovante de residência, carteira de identidade e CPF, para registro do termo de responsabilidade de posse do bichinho.

 

Os cães e os gatos disponíveis na UVZ foram resgatados de situação de maus-tratos e abandono, mas, lá, receberam cuidados, estão sadios, devidamente vacinados e prontos para serem adotados.

 

Adoção com responsabilidade

 

A adoção é um bom caminho para quem quer ter um animal de estimação. No entanto, é preciso ter em mente as responsabilidades enquanto dono.

 

É o que salienta Fábio Gava, gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, ao lembrar que os cães, por exemplo, têm média de vida entre 10 e 14 anos e que precisam de cuidados diários.