Morreu nesta sexta-feira (01), aos 86 anos, João José Brilhantino, ou apenas, Brilhantino, morador de Muqui, que ficou famoso após decidir morar numa caverna. Sua história foi retratada em documentário de Ériton Berçaco, por meio do projeto “Revelando os Brasis”, ganhador de vários prêmios no país.

 

Brilhantino estava com a saúde debilitada e ultimamente residia, por determinação judicial, no Abrigo para idosos de Muqui – “Lar Frei Pedro”, onde era visitado pelas filhas. Ele passou mal e foi internado às 10 horas de sexta-feira no Hospital Maternidade de Muqui, morrendo às 21h20

 

O corpo está sendo velado na Capela Mortuária do Cemitério São Luiz no Bairro São Pedro.

 

Após o documentário, Brilhantino foi tema de várias reportagens e passou a ser uma das figuras mais famosas de Muqui, apesar de buscar refúgio em uma caverna na serra da Morubia.

 

“Brilhantino era uma pessoa muito querida por nós. Tinha uma sabedoria curiosa e interessante”, destacou a escritora e produtora rural, Livia Vieira, a Lívia de Muqui.

 

Ériton Berçaco, que chegou a convidar Brilhantino a residir em sua casa, deixou uma mensagem nas redes sociais:

 

“Um ser doce, forte, que via o mundo com olhos brilhantes, com a alma leve, desprendida. Seu canto, poeta, é aviso aos corações de pedra. Agradeço sua generosidade, ao me dar a alegria de conhecê-lo, de conviver com você, de ouvir suas histórias, e de te amar absurdamente. Siga em paz, na luz, no sussurro mais sublime do universo”.

 

Quem quiser saber mais sobre a história de Bilhantino pode conferir no documentário de Ériton Berçaco neste LINK.