A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), abriu procedimento para apurar "supostas manifestações" políticas do juiz Paulo Abiguenem Abib, do 4º Juizado Especial Cível de Vitória, que teria manifestado em sua rede social "apoio a um candidato durante o período eleitoral", conduta vedada a magistrados.

 

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, instaurou, na noite desta terça-feira (16), um pedido de providência para que a apuração seja feita, após chegar ao conhecimento da Corregedoria Nacional de Justiça a existência de "supostas publicações feitas pelo magistrado" declarando apoio a determinado candidato, conforme divulgou o CNJ.

 

Com a instauração do pedido de providência da Corregedoria, foi aberto prazo de 15 dias para que o juiz Paulo Abiguenem Abib preste informações sobre os fatos relatados pelo corregedor nacional de Justiça. A manifestação política de magistrados é edada pela Constituição Federal, que também proíbe a dedicação à atividades político partidárias.

 

Na rede social, o magistrado postou “Dia 28 é B17", uma alusão à candidatura de Jair Bolsonaro, do PSL, cujo número de urna é 17. Dia 28 é a data da votação em segundo turno. Vendo os não eleitores de Bolsonaro e a maioria daqueles que o detestam temos a firme e exata convicção de que ele é o candidato certo!", diz uma das mensagens postadas no Facebook do juiz.