A chuva que castigou as cidades capixabas por mais de uma semana deu uma trégua nesta segunda-feira (5). Ainda assim, sete municípios do Espírito Santo seguem com alertas para o risco de deslizamentos.

 

Em boletim divulgado às 17h desta segunda, a Defesa Civil informou que havia alto risco de movimento de massa nas cidades de Cariacica, Fundão, Viana, Ibiraçu, João Neiva, e Aracruz. Em Rio Bananal o risco era moderado.

 


Imagem aérea da barragem que rompeu parcialmente em Colatina, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Imagem aérea da barragem que rompeu parcialmente em Colatina, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

 

No entanto, de acordo com o boletim, havia possibilidade moderada de ocorrência de movimentos de massa na Grande Vitória e no Litoral Centro e Norte do Espírito Santo, devido a chuva que estava prevista para esta segunda. A situação nessas regiões era de atenção, mas não havia alerta vigente.

 

A cidade de Colatina, onde uma barragem rompeu parcialmente neste domingo (4), não tinha alertas em vigor até a publicação desta reportagem. No boletim anterior, divulgado às 11h da manhã, o risco de deslizamentos no município era considerado baixo.

 

Segundo a Defesa Civil, o rompimento parcial aconteceu de forma gradual e possibilitou a descarga lenta do volume de água. O local seguia sendo monitorado.

 

Chuva

 

No bairro Ipanema, em Cariacica, a manhã de domingo foi dia de limpar ruas e casas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

No bairro Ipanema, em Cariacica, a manhã de domingo foi dia de limpar ruas e casas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

 

Até o fim da tarde desta segunda, 3.889 capixabas ainda estavam fora de casa em consequência da chuva. O número chegou a superar os 4 mil durante o fim de semana. Entre os que seguem fora de casa, 2.974 estão desalojados, acomodados em casas de parentes e amigos. Outros 918 estão desabrigados e foram levados temporariamente para abrigos municipais.

 

Em 24 horas, as cidades em que mais choveu no Espírito Santo foram Ibiraçu (50,07 mm), Colatina (37 mm), Vila Velha (29,76 mm), Santa Leopoldina (26,91 mm), Aracruz (23,58mm) e Serra (11 mm).

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para o perigo potencial de chuvas intensas para 28 municípios do Sul do estado. O alerta é válido até as 10h da manhã desta terça (6) nos seguintes municípios:

 

  1. Alegre
  2. Apiacá
  3. Atílio Vivacqua
  4. Bom Jesus do Norte
  5. Brejetuba
  6. Cachoeiro de Itapemirim
  7. Castelo
  8. Conceição do Castelo
  9. Divino de São Lourenço
  10. Dores do Rio Preto
  11. Guaçuí
  12. Ibatiba
  13. Ibitirama
  14. Iconha
  15. Irupi
  16. Itapemirim
  17. Iúna
  18. Jerônimo Monteiro
  19. Marataízes
  20. Mimoso do Sul
  21. Muniz Freire
  22. Muqui
  23. Piúma
  24. Presidente Kennedy
  25. Rio Novo do Sul
  26. São José do Calçado
  27. Vargem Alta
  28. Venda Nova do Imigrante

 

 

A previsão do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é de que não haja grandes acumulados de chuva nesta terça no estado. A expectativa é que o tempo intercale momentos nublados com períodos de sol entre algumas nuvens na maioria das regiões.

 

Segundo o órgão, podem ocorrer pancadas rápidas de chuva entre a Grande Vitória e a Região Noroeste, podendo ser mais frequentes na Região Nordeste. Pode chover rapidamente em pontos isolados do oeste do Caparaó/ABC Capixaba.

 

 

Rodovias interditadas

 

Obra de recuperação do km 171 da BR-101 no ES onde cratera se abriu — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Obra de recuperação do km 171 da BR-101 no ES onde cratera se abriu — Foto: Reprodução/TV Gazeta


 

Trechos de rodovias estaduais e estaduais precisaram ser interditados depois que a chuva provocou alagamentos, erosão e abriu crateras.

 

Na BR-101, o km 170, onde uma cratera "engoliu" o asfalto, foi liberado no sábado (3). Mas o km 171, onde um pedaço da pita também cedeu, segue totalmente interditado. A Eco101, concessionária que administra a rodovia, informou que um desvio está sendo feito e deve ficar pronto até a próxima quinta (8).

 

Já o km 162 tem interdição parcial por alagamento. No trecho, motoristas e pedestres se arriscam a atravessar um grande trecho da pista submerso.

 

No km 162 da BR-101 um alagamento interditou parcialmente a pista — Foto: Reprodução/TV Gazeta

No km 162 da BR-101 um alagamento interditou parcialmente a pista — Foto: Reprodução/TV Gazeta