Moradores com casas próximas às margens do Rio Baunilha e abaixo da vazante de uma barragem que rompeu parcialmente neste domingo (4) no distrito de Baunilha, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, começaram a voltar para casa nesta segunda-feira (5). 

 

No domingo a Defesa Civil informou que havia o risco de rompimento da estrutura. Nesta segunda, o órgão confirmou que houve um rompimento parcial da barragem.

 

Ao todo, 25 moradores precisaram sair de casa e buscar um local seguro desde que a Prefeitura do município publicou um alerta de risco para o rompimento de barragem. Os moradores começaram a retornar para as suas casas após a água começar a escoar.

 

No entanto, a orientação da Defesa Civil de Colatina é que, caso as chuvas intensas retornem, a população mora às margem do Rio Baunilha deixe as residências e vá para um local seguro.

 

A barragem fica localizada entre o distrito de Baunilha e a localidade de Alto Baunilha. De acordo com a prefeitura do município, um gabinete de crise foi montado junto com a Defesa Civil municipal e outras secretarias para monitorar o local.

 

A barragem, do tipo a montante com uma estrutura de mais de 10 metros de altura, é feita de terra e começou a apresentar sinais de rompimento após dias de chuvas intensas no Espírito Santo.

 

Com o rompimento parcial neste domingo, uma rua do distrito de Baunilha foi alagada, ocasionando a saída dos moradores.

 

Barragem que corre o risco de romper em Colatina, ES — Foto: Reprodução/Redes sociais

Barragem que corre o risco de romper em Colatina, ES — Foto: Reprodução/Redes sociais

 

No alerta emitido no domingo, a Defesa Civil de Colatina orientou que a população que mora abaixo da vazante da barragem ou próximo das margens do Rio Baunilha deixassem a região e se abriguassem em locais seguros.

 

“Mesmo com a redução do volume da enchente, está claro, a estrutura da barragem está comprometida e a tendência é que ela se rompa”, falou o subsecretário de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural de Colatina Júnior Loss, em vídeo publicado pela prefeitura.

 

 

Questionada sobre o licenciamento da barragem, a Agência de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agerh) informou que a estrutura não estava registrada no cadastro de segurança de barragens da Agência.

 

A prefeitura de Colatina, por sua vez, disse que a barragem foi feita com todos os licenciamentos e está regularizada.

 

Em caso de emergência, a população de Colatina pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (27) 99883-0305.

 

Rio Fundão transbordou e alagou cidade no Espírito Santo — Foto: Reprodução TV Gazeta

Rio Fundão transbordou e alagou cidade no Espírito Santo — Foto: Reprodução TV Gazeta

 

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados nos municípios de Ibiraçu com 74,81 mm, Fundão teve 67,2 e Santa Leopoldina registrou 65,49 mm de chuva.

 

A chuva que atinge o Espírito Santo há mais de uma semana já deixou 4.264 pessoas fora de suas residências.

 

Destes, 3.366 ficaram desalojados, acomodados na casa de parentes, vizinhos ou amigos. Já em abrigos oferecidos pelas prefeituras, são 898 pessoas.

 

Viana é o município que concentra o maior número de famílias fora de casa, ao todo são 1.748 pessoas desalojadas ou desabrigadas. Além de ser a única cidade que registrou morte em consequência da chuva no estado.