Depois de sete décadas de existência, o concurso Miss Universo anunciou uma das maiores mudanças de sua história. A partir de 2023, pela primeira vez, vai finalmente permitir que mulheres casadas, divorciadas, grávidas e com filhos também possam se inscrever. 

 

Antes das novas regras, só mulheres de 18 a 28 anos podiam se candidatar, desde que elas fossem solteiras, nunca tivessem se casado ou tido filhos. A mudança foi divulgada pelo jornal The National, que teve a acesso a um documento oficial do concurso.

 

"Acreditamos que as mulheres devem ter autonomia sobre suas vidas e que as decisões pessoais de cada ser humano não devem ser uma barreira para o sucesso", diz o memorando. 

 

Em entrevista ao jornal, a CEO do concurso, Amy Emmercich, disse que a decisão foi tomada para incluir perfis mais diferentes de mulheres.  "Pesquisas recentes mostram que a média de idade de casamento e primeira gravidez para mulheres, globalmente, começa aos 21 anos. Apesar das diferenças de culturas e crenças, isso permite a todas as mulheres que guiem seus próprias destinos e vamos abrir as portas do Miss Universo para que isso aconteça", explicou.