A chuva que atinge o Espírito Santo desde o final de semana deixou mais de 200 pessoas fora de casa em várias cidades do estado. Desabamento de casas, alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras foram registradas em várias cidades.

 

Na manhã desta terça-feira (29), um trecho da BR-101, em Aracruz, na Região Norte, precisou ser totalmente interditado depois que uma cratera se abriu na pista.

 

De acordo com o boletim da Defesa Civil, divulgado no final da manhã desta terça-feira, 145 pessoas estão desalojadas nas cidades de Afonso Cláudio, Cariacica, Fundão, Pedro Canário, Vargem Alta, Vila Pavão, Santa Leopoldina, Sooretama e São Mateus.

 

Em relação ao número de desabrigados, são 62 nos municípios de Cariacica, Linhares, Vila Pavão e São Mateus. Algumas cidades tem desalojados e desabrigados.

 

Em coletiva de imprensa no início da tarde, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, disse que foram montadas estruturas de forma rápida e temporária para fazer a gestão e manejo de desastres locais em Aracruz e Linhares, na Região Norte e Cariacica, na Grande Vitória.

 

Comandante da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), o coronel Áureo Buzato disse que as ações são também preventivas para evitar maiores danos provocados pelas chuvas.

 

 

"A gente está se antecipando porque a previsão que a gente tem é que pode se agravar", disse o coronel.

 

 

  • Aracruz - 216.18 milímetros
  • Fundão - 196 milímetros
  • Ibiraçu - 113.31 milímetros
  • João Neiva - 104.34 milímetros
  • Viana - 102.14 milímetros
  • Conceição da Barra - 97.4 milímetros
  • Anchieta - 89.8 milímetros
  • Serra - 79.13 milímetros
  • Linhares - 73.4 milímetros
  • Cariacica - 72.91 milímetros

 

 

Ocorrências

Casa desabou em Aracruz, ES — Foto: Defesa Civil/Divulgação

 

Nesta terça-feira (29), em Aracruz, cidade com maior volume de chuva nas últimas 24 horas, o muro de uma residência desabou e a família foi orientada a sair da casa para casa de parentes ou vizinhos.

 

Algumas residências foram alagadas na Vila do Riacho e a escola foi disponibilizada para abrigo. Também foi registrado o rompimento de uma barragem de grande porte na represa do francês.

 

 

Previsão do tempo

O boletim da Defesa Civil informou ainda que esta terça-feira (29) será de tempo instável com variação de nuvens no estado e estão previstas chuvas e pancadas de chuva em todas as regiões do Espírito Santo.

 

Para esta quarta-feira (30), a previsão indica condições favoráveis para chuvas na maioria das regiões. e ainda podem ocorrer volumes de chuva expressivos em pontos isolados das vizinhanças da Grande Vitória e microrregião de Aracruz.

 

De acordo com o Incaper, entre esta terça-feira e a próxima terça-feira (4), o Espírito Santo está em 'nível de atenção' por causa da chuva dos últimos dias e também "devido a manutenção das condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de acumulados significativos de chuva".