Folha do ES
Qui, 8 de Dez
32 ANOS DA FOLHA DO ES

Home   Geral     Espírito Santo


Prefeitura de Itapemirim busca parcerias para construção de aeroporto

Prefeitura de Itapemirim busca parcerias para construção de aeroporto

De acordo com o projeto, um aeródromo, além da pista, também oferece instalações, infraestrutura e pessoal para o embarque e desembarque em aeronaves de pessoas e cargas.

  Por redação - HF

  04.outubro.2022 às 09:36

Com o objetivo de atrair investidores e promover a geração de emprego e renda para os moradores da região, a Prefeitura de Itapemirim está buscando parcerias com Marataízes e Presidente Kennedy para a instalação de um aeródromo. A conversa já foi iniciada pelos prefeitos dos três municípios.

Em reunião entre o Prefeito de Itapemirim, Dr. Antônio da Rocha Sales, e o Prefeito em exercício de Marataízes, José Amintas Pinheiro Machado (Jaiminho), o projeto foi apresentado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Itapemirim.

Os técnicos destacaram os impactos em diversos setores e a atração de novas empresas, além da geração de empregos, elevação do fluxo de pessoas, potencialização do turismo, fomento ao comércio e a geração de renda.

De acordo com o projeto, um aeródromo, além da pista, também oferece instalações, infraestrutura e pessoal para o embarque e desembarque em aeronaves de pessoas e cargas.

“Estamos pensando na logística de forma estratégica, visando promover o desenvolvimento de todos os municípios da nossa região. Além, é claro, de oferecer para o turismo e a população em geral mais mobilidade e facilidade de trafego”, frisou o Prefeito de Itapemirim, destacando a importância de trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos.

Atualmente a única forma de recebimento e envio de produtos de Itapemirim, bem como em Marataízes e Presidente Kennedy, é por meio da malha viária, sendo a principal delas a Rodovia BR 101, cuja expectativa de tráfego é de cerca de 3.176.932 veículos no ano de 2022.

Dr. Antônio Rocha destaca que uma nova realidade empresarial se apresenta ao litoral sul com a perspectiva de implantação do Porto Central no município de Presidente Kennedy, e do terminal portuário Itaoca Offshore, em Itapemirim.

“Isto deve transformar a região em um ambiente mais atrativo para a indústria, comércio e serviços. Projeta-se ainda a construção da EF-118, ligando Vitória ao Rio de Janeiro, via Presidente Kennedy, que fará grande movimentação de cargas pesadas com destino ou provinda do Porto Central”, frisa.

A prefeitura de Itapemirim destaca, no entanto, que com esse complexo industrial forte tomando forma, faz-se ainda mais necessária a instalação de vias aéreas de transporte.

Diz que a implantação de um aeródromo impactaria diretamente a eficiência econômica de toda a região, provendo agilidade e possibilitando o transporte aéreo de curta e longa distância, não somente nas atividades diretamente ligadas ao Porto.

Possibilitaria celeridade aos turistas no acesso às praias da região, potencializando a economia local, e sobretudo proporcionar aos munícipes em seus deslocamentos aos grandes centros brasileiros seja a passeio, estudo ou negócios.

Outro ponto de destaque apontado pela Prefeitura de Itapemirim é que a própria existência do aeroporto em si representa um instrumento de desenvolvimento socioeconômico, com incremento direto na rede de hotelaria, restaurante e comércio em geral.

SAIBA MAIS

Aeroporto é o nome que utilizamos quando fazemos referência a um aeródromo que, além da pista, também ofereça instalações, infraestrutura e pessoal para o embarque e desembarque em aeronaves de pessoas e cargas. Como o terminal de passageiros, por exemplo. Ou seja, todo aeroporto é necessariamente um aeródromo também.


Fonte: Dia a dia ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.