A quinta geração de internet móvel, mais conhecida como 5G, será implementada em Brasília a partir desta quarta-feira (06/07). A informação foi divulgada pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira.

A capital do país será a primeira cidade a contar com a ativação da tecnologia.

“A EAF [entidade administradora de faixa] implantou todos os filtros necessários, fez testes no fim de semana todo, está tudo certo. Será aprovado, não há motivo para não aprovar”, afirmou Moisés.

O Grupo de Acompanhamento das Obrigações da Faixa de 3,5 GHz (Gaispi), que coordena a implantação da internet 5G no país, vai se reunir ainda nesta segunda (4/7) para tratar sobre a ativação da tecnologia na capital.

O Gaispi foi criado pela própria Anatel e conta com a participação de representantes do Ministério das Comunicações e das empresas vencedoras do leilão.

O 5G promete velocidade mais rápida de conexão, diminuição do tempo de downloads e uploads, além de conexões mais estáveis, o que permitirá diversas novas aplicações e melhorias acentuadas de desempenho nas já existentes.

Atraso de dois meses

Em 11 de maio deste ano, o grupo aprovou a proposta de prazo adicional de 60 dias para a disponibilização da tecnologia em todas as capitais brasileiras.

Segundo nota divulgada pela Anatel na época, o Gaispi solicitou o adiamento diante da falta de equipamentos para fazer a “limpeza da faixa” de 3,5GHz, que será usada pelo 5G.

“A motivação técnica para adoção de prazo adicional foi a impossibilidade de entrega de equipamentos pela indústria, para a realização da mitigação de interferências nas estações satelitais, no prazo original. A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) explicou que o lockdown na China, a escassez de semicondutores, as limitações do transporte aéreo e a demora no desembaraço aduaneiro trouxeram impactos ao projeto”, relatou a Anatel, em nota.

O edital do leilão do 5G previa a disponibilização do sistema em todas as capitais brasileiras até 31 de julho.

Empresas vencedoras

Em novembro do ano passado, a Anatel deu início ao leilão do 5G, que oferecerá a internet de quinta geração. Ao todo, 15 empresas se interessaram pelo certame e três das principais marcas do Brasil no setor de telefonia estão