De acordo com últimos dados da Organização Mundial de Saúde, o consumo de bebidas alcoólicas cresceu mais de 43% na última década no Brasil. Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas aumenta os riscos de doenças cardiovasculares até para quem não possui histórico familiar.

 

"As arritmias cardíacas costumam aparecer quando há um consumo exagerado de álcool, o tipo mais frequente em datas festivas é a fibrilação arterial, que pode ocasionar em mal-estar, fraqueza e queda na pressão", conta o especialista.

 

Você pensa que cachaça é água

 

Como se apenas o álcool já não bastasse, os riscos aumentam ainda mais quando misturado com bebidas energéticas. Essa prática é bastante comum e pode fazer com que o coração bata de forma acelerada e fora de ritmo.

 

"O álcool misturado com energético potencializa as chances de arritmias, já que as duas substâncias afetam o miocárdio, o músculo cardíaco. O aumento da frequência cardíaca causada pelo excesso de álcool é chamado de Holiday Heart Syndrome ou síndrome do coração pós-feriado, que pode levar o paciente à morte súbita", alerta o cirurgião.

 

Cachaça não é água, não!

 

Para aproveitar a bebida sem colocar a saúde geral do organismo em risco, é preciso tomar alguns cuidados: saia de casa bem alimentado, não faça uso de drogas, evite as bebidas energéticas, não exagere nas bebidas alcoólicas, não dirija e se mantenha hidratado.

 

"Para evitar os danos que o álcool causa no organismo, principalmente no coração, é preciso estar hidratado. As bebidas alcoólicas desidratam as células, por isso, é recomendado que após cada drink, o dobro de água deve ser ingerido. Caso sinta tontura, palpitações, dor no peito ou falta de ar, procure ajuda médica", finaliza Élcio Pires.