Aproximadamente 170 mil motoristas não poderão mais receber carteira nacional de habilitação (CNH). Quando isso acontece, a pessoa perde automaticamente o direito de dirigir e sofre outras penalidades, por exemplo, o pagamento de uma multa. Entenda mais do que seguir!

 

 

Quando a CNH pode ser suspensa?

 

De acordo com o Detran-PE, a parada da CNH ocorre quando a pessoa ultrapassa o limite de pontuação ou comete uma infração que tenha efeito autodiagnóstico.

 

 

As autoridades alertaram que nos próximos meses cerca de 167.000 motoristas poderão ir sem dirigir. No entanto, o período pode ser de 2 meses a 1 ano. A dica é ficar sempre de olho nas regras de trânsito para evitar maiores complexidades.

 

 

CNH suspensa: E agora?

 

Os motoristas que pausarem a CNH perdem o direito de dirigir e não poderão dirigir nenhum tipo de veículo. A duração da pena é determinada pelo Detran e é maior em caso de reincidência.

 

Para acessar a carteira de motorista, os motoristas devem fazer um curso de revisão. Atualmente, existem algumas multas que podem fazer com que a CNH pare automaticamente. Estes incluem motocicletas dirigindo sem capacete, pessoas que se recusam a fazer o teste do bafômetro, pessoas dirigindo em velocidades superiores a 50% permitidas e muito mais.

 

Julgamento 

 

Sérgio Rinse, diretor e diretor do Detran de Pernambuco, disse que o processo de julgamento do comportamento relacionado à CNH está se movendo mais rápido do que o habitual.

 

Isso permite que as autoridades reduzam o tempo de julgamento do caso pela metade. O que acontece é que o novo sistema aprova as defesas ao mesmo tempo e não é mais paralelo.

 

Finalmente, dado que muitos casos ainda estão em julgamento, o número de CNHs suspensas no estado pode aumentar ou diminuir nos próximos meses, acrescentou o ministério.