Atenção: história de pescador, mas verdadeira e com prova. Enquanto descia o rio Ivinhema, em Angélica (MS), Domingo Luciano Filho teve uma surpresa "gigante" ao ver uma sucuri de aproximadamente 7 metros entrando no rio após banho de sol. De imediato, o guia turístico retirou o celular do bolso e fez o registro.

Domingo, de 63 anos, atua como guia turístico pelos rios de Mato Grosso do Sul e se diz habituado a ver sucuris. "Eu vejo com frequência, cada vez que vejo é uma surpresa diferente", detalhou.

Em específico a última sucuri que avistou, Domingo contou que a cobra estava tomando sol e parecia estar "recarregando as energias para voltar ao rio". Quando chegou próximo à cobra, o pescador disse a emoção foi grande.

 

"A emoção foi enorme. Estava fazendo a minha pescaria e vi ela. A sucuri estava recarregando as energias para voltar ao rio, nadar a noite inteira na busca de algo para comer", comenta.

O pescador mencionou que não é a primeira vez que vê uma sucuri na mesma região do rio. Anualmente, por três anos, já viu as serpentes gigantes no mesmo ponto. "Eu vejo sempre, naquele ponto eu vejo faz três anos. Não sei se é a mesma cobra, mas já vi várias".

Especialistas explicam que as sucuris saem da água para tomar sol em dias mais frios. Como as cobras são ectotérmicas, o equilíbrio da temperatura corporal é fundamental. "Nos dias mais frios saem mais, pois precisam poupar energia, pois as presas estão mais escondidas, e também para se aquecerem", explica o biólogo Diego Santana.

Sucuris ao sol

Acostumado a viver em natureza e registrar a fauna de Mato Grosso do Sul, o fotógrafo Daniel De Granville compartilhou nas redes sociais mais um registro de sucuri que estava ao sol e entrando em um rio de Bonito.