O início da trajetória escolar das crianças é um momento importante para toda a família. A escolha da escola certa impulsiona o desenvolvimento cognitivo, social e motor dos pequenos. Confira abaixo algumas dicas que vão contribuir para essa decisão que é fundamental para a vida e formação dos filhos até os 5 anos de idade.

 

A coordenadora da Educação Infantil do Primeiro Mundo Unidade Vitória, Lecticia Farias, reforça que a escolha da primeira escola influencia na formação da personalidade da criança e trajetória formativa. “A Educação Infantil impulsiona o convívio social da criança além do núcleo familiar, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras”, complementa.


Confira abaixo um checklist com dez dicas que vão ajudar você a escolher a escola infantil mais adequada para seu filho e/ou filha.

 

Ambiente certo para crescer

Um ambiente adequado para o crescimento do seu filho ou de sua filha é fundamental. As crianças precisam de espaço para pular, correr e se divertir. Observe o que a estrutura da escola oferece e como isso é trabalhado na rotina. Também, olhe com atenção como é o relacionamento dos professores e colaboradores com as crianças, a forma como falam e a linguagem utilizada. Além disso, pergunte aos pais e mães dos alunos já matriculados como é a relação deles com a escola.

 

Segurança

O cuidado com a segurança dos pequenos também é ponto que deve ser levado em conta. A presença de câmeras, assim como o controle de entrada e saída de pessoas são importantes. Verifique a existência de extintores, observe saídas de emergência e pergunte se a escola possui plano de evacuação em caso de incêndio.

 

Projeto pedagógico

Os responsáveis precisam levar em consideração o que avaliam como fundamental para a formação de seus filhos. Por isso, entender a filosofia da instituição de ensino ajudará você a escolher uma escola que seja mais compatível com os seus ideais. Converse com o orientador pedagógico e se informe sobre o projeto e proposta pedagógica, bem como sobre o corpo docente. Vale ainda perguntar dos conteúdos ensinados e como o processo de aprendizado é estimulado.

 

Rotina

Tire suas dúvidas sobre os horários, a facilidade com que a escola permite acesso aos responsáveis, turnos disponíveis e possibilidade de flexibilizações, se for o caso.

 

De olho na rotina e documentação

Confira ainda se a escola tem a autorização de funcionamento (o documento é expedido pela Secretaria Estadual de Educação), alvará de funcionamento do corpo de bombeiros e alvará sanitário (que deve estar sempre afixado em um lugar visível).

 

Ensino de novos idiomas é diferencial

Não existe uma idade certa para aprender idiomas, mas quanto mais cedo esse processo for iniciado, melhor. Os pequenos têm muita facilidade para assimilar diferentes línguas. Buscar escolas com educação bilíngue ou até quadrilingue enriquece o percurso formativo das crianças e facilita a inserção em outras culturas e no mundo do trabalho.

 

Vá pessoalmente

Se programe para visitar as escolas que pretende avaliar. O contato direto é sempre o melhor o caminho nesses casos.

 

Lista de prioridades

Localização, valores e referência da instituição também são pontos definidores na escolha. Fazer uma lista de prioridades pode ajudar nessa decisão.

 

Reação da criança deve ser levada em conta

Para aumentar as chances de acerto na escolha, também é importante levar a criança à escola antes da definição final. Observe como seu pequeno reage e se ambienta no local.

 

Os primeiros dias

Cada criança possui uma personalidade. Procure saber como é feito o acompanhamento no período de adaptação. Principalmente nas primeiras semanas, observe o comportamento da criança quando ela chega e sai da instituição, isso pode revelar como ela é tratada.