Atingir o orgasmo pode ser o objetivo de muita gente ao fazer sexo. No entanto, existe uma condição que faz com que algumas mulheres nunca alcancem o clímax ao longo da vida. Trata-se da anorgasmia.

A terapeuta sexual Daniela Fontinele explica que a condição é repleta de desinformação. “Partimos do pressuposto que toda mulher é orgástica, mesmo aquela que nunca conseguiu ter orgasmo. Se ela não chegou lá, é porque não houve estímulos suficientes”, elucida.

Mais que a falta de estímulo, há razões fisiológicas para não “chegar lá”. É preciso, porém, procurar um especialista, que é quem poderá fazer o diagnóstico correto.

Deixar a mente livre para fantasiar também ajuda a gozada ser ainda melhor

 

Algumas dicas podem fazer o orgasmo ficar ainda mais intenso

 

Estar presente no momento é um passo importante

 

Explorar outras áreas de prazer do corpo também é uma ótima estratégia de intensificação de prazer

 

Deixar a mente livre para fantasiar também ajuda a gozada ser ainda melhor

 

Algumas dicas podem fazer o orgasmo ficar ainda mais intenso

Afinal, o que é a anorgasmia?

A sexóloga Jéssica Siqueira, da plataforma Sexo sem Dúvida, explica que a anosrgasmia é uma condição caracterizada pela dificuldade, bloqueio ou disfunção da mulher em relação ao orgasmo e pode acontecer tanto na relação com outra pessoa como na masturbação.

A condição pode acontecer ainda de quatro formas distintas:

Primárias: quando a mulher nunca sentiu um orgasmo na vida;

Secundária: a mulher já teve orgasmos antes, mas passa a não ter mais;

Situacional: quando ocorre apenas em algumas ocasiões;

Generalizada: acontece independentemente da parceria. A pessoa não atinge o orgasmo seja a sós, em grupo ou em par.

Diagnóstico

Apenas um especialista na área da sexualidade humana está apto a fazer o diagnóstico correto. A sexóloga reforça que a condição tem tratamento, desde que seja feita, com precisão, a avaliação do quadro. “O momento de procurar auxílio especializado é quando começa a gerar algum grau de sofrimento”, orienta Jéssica.

 

Prazer é para todas

Vale ressaltar que dá para aprender a sentir o orgasmo. Muitas mulheres, por exemplo, nunca receberam informação (e formação) sobre formas de estimulação adequadas, e isso interfere diretamente na intensidade da excitação. Por fim, limitar a excitação vai limitar o orgasmo.