Você já ouviu falar na síndrome da boca seca? É uma sensação muito comum que se intensifica durante o inverno, mas que pode gerar transtornos maiores se não houver cuidado e atenção. A estação mais fria do ano se torna propícia para mudanças de hábitos, é comum: dormir mais, comer mais e se hidratar menos, reduzindo o nível de líquido ingerido.

Porém, independente da estação, o hábito de beber água é fundamental e reduzir o consumo de líquido pode levar a grandes transtornos. Essa mudança de comportamento no inverno pode causar por exemplo a xerostomia, mais conhecida como síndrome da boca seca. Segundo a dentista, Drª Karen Tonussi, quando estamos com a boca seca, não é apenas uma sensação.

“A síndrome da boca seca é uma alteração no nosso corpo e pode ser resultado de baixos níveis hormonais e de hidratação.” Além da boca seca, a xerostomia também pode afetar o funcionamento fonoaudiológico e gerar perda no paladar, se confundindo com um dos sintomas da Covid-19. Para evitar a síndrome boca seca e os possíveis problemas subsequentes, a Drª. Karen recomenda manter a hidratação, “tenha com você sempre que possível uma garrafinha de água e hidrate-se mesmo que não esteja com sede, mantenha o hábito de beber água”, recomenda.

Segundo a Drª Tonussi, realizar a manutenção da higiene bucal junto ao dentista também pode ajudar a evitar a síndrome: “a visita regular ao dentista também é uma forma de se evitar a síndrome da boca seca, isso porque, além da hidratação as condições de saúde da boca também são fatores que podem causar a síndrome”, explica.

A relação da síndrome com o inverno está diretamente ligada ao funcionamento do nosso corpo e ao comportamento que adotamos, como explica Tonussi: “No verão e na primavera, devido às temperaturas mais elevadas, nossos poros se abrem e suamos, fazendo com que tenhamos mais sede. No inverno, como perdemos menos água, nosso corpo sente menos sede.”. Por isso, lembre-se, seja qual for a estação, o bom e velho hábito de beber água é fundamental.