Este é o terceiro ano consecutivo em que Hong Kong reivindica a duvidosa honra de ser a cidade mais cara do mundo no índice ECA. O índice se concentra especificamente em trabalhadores estrangeiros e expatriados em seus rankings.

Ásia leva o prêmio

É seguro chamar a Ásia de continente mais caro, com cinco cidades – Hong Kong, Tóquio, Xangai, Guangzhou e Seul – chegando ao top 10.

Alguns reguladores incluem o Oriente Médio na Ásia. Nesse caso, Tel Aviv – que está em sexto lugar – também conta para o total da Ásia e lhe daria seis em cada 10 lugares.

A Ásia também abriga a cidade que mais cresce na lista geral. Essa seria Colombo, principal metrópole do Sri Lanka, que saltou 23 lugares de 162 para 149.

Lee Quane, diretor regional da ECA para a Ásia, explicou o motivo da crescente presença da China continental no índice.

“A maioria das cidades da China continental em nosso ranking têm taxas de inflação mais altas do que estamos acostumados a ver, mas ainda são tipicamente mais baixas do que em outras partes da Ásia”, disse Quane em comunicado. “Portanto, a principal razão para sua ascensão no ranking foi a força contínua do yuan chinês em relação a outras moedas importantes.”

Paris, que liderou a lista da ECA no passado, saiu do top 30. Madri, Roma e Bruxelas também caíram posições.

“Quase todas as grandes cidades da zona do euro viram uma queda no ranking este ano, já que o euro teve um desempenho muito pior nos últimos 12 meses do que o dólar americano e a libra esterlina”, explica Quane.

Fatores externos como política e conflitos internacionais também podem desempenhar um papel. A invasão da Ucrânia pela Rússia e as sanções impostas por muitos países fizeram com que Moscou ficasse em 62º lugar e São Petersburgo em 147º.

  • 1 de 10

    1º lugar: Hong Kong, a cidade mais cara do mundo em 2022

    Crédito: Unsplash/Divulgação
  • 2 de 10

    2º lugar: Nova York, Estados Unidos

    Crédito: Pexels/divulgação
  • 3 de 10

    3º lugar: Genebra. Suíça

    Crédito: Unsplash/Divulgação
  • 4 de 10

    4º lugar: Londres, Inglaterra

    Crédito: Sergii Figurnyi
  • 5 de 10

    5º lugar: Tóquio, Japão

    Crédito: Pixabay
  • 6 de 10

    6º lugar: Tel Aviv, Israel

    Crédito: Unsplash/Divulgação
  • 7 de 10

    7º lugar: Zurique, Suíça

    Crédito: Getty Images
  • 8 de 10

    8º lugar: Xangai, China

    Crédito: Nick M/Flickr
  • 9 de 10

    9º lugar: Cantão, China

    Crédito: Unsplash/Divulgação
  • 10 de 10

    10º lugar: Seoul, Coreia do Sul

A cidade mais cara da Europa é Genebra, na Suíça, que ficou em terceiro lugar depois de Hong Kong e Nova York. A Suíça usa o franco suíço em vez do euro.

A pandemia de coronavírus, é claro, desempenhou um papel nas cadeias de suprimentos globais e em outros fatores econômicos.

A ECA International não é a única empresa que classifica as cidades do mundo com base na economia.

A Economist Intelligence Unit (EIU), com sede em Londres, divulga seu índice de custo de vida mundial todo mês de dezembro. Em 2021, Tel Aviv levou o prêmio de lugar mais caro para se viver, com Paris e Cingapura empatando em segundo lugar.

Hong Kong ficou em quinto lugar, atrás de Zurique. Em 2020, Hong Kong, Zurique e Paris compartilharam a designação de número um.

Ambas as listas usam os preços de itens do dia a dia, como mantimentos e combustível, para determinar suas classificações. No entanto, a EIU vincula seus números ao dólar americano, de modo que as economias que fazem a mesma coisa – como Hong Kong, por exemplo – são mais propensas a ter uma classificação alta.

De qualquer forma, independentemente da ordem em que as cidades são listadas em diferentes índices, fica claro que as cidades asiáticas, europeias e norte-americanas são muito mais caras para se viver do que suas contrapartes na África e na América do Sul.

Neste ano, Rio de Janeiro (118º) e São Paulo (138º) subiram 45 e 38 lugares, respectivamente. Segundo informações de Steven Kilfedder, gerente na ECA International, “após os desafios nos anos anteriores devido à Covid-19 e à agitação política, que despencaram o real brasileiro, a moeda brasileira experimentou uma reviravolta com o aumento das taxas de juros para combater a inflação, combinada com o aumento dos preços das commodities e o cenário da Covid, o que fortaleceu o real, tornando o país mais caro para visitantes do que 2021.”

As cidades mais caras do mundo

1. Hong Kong

2. Nova York

3. Genebra

4. Londres

5. Tóquio

6. Tel Aviv

7. Zurique

8. Xangai

9. Cantão

10. Seul