Vários países e cidades estão sendo sondados para receber futuras edições da Fórmula 1, e Madri, em meio a conversas com os chefões da F1, pode receber a corrida em 2026. Porém, de acordo com José Luis Martínez-Almeida, prefeito da cidade, as tratativas ainda estão em fase inicial e restam muitas etapas para ser concluídas.

Em junho, o governo de Madri enviou uma carta para a Fórmula 1 e para a FIA, porém, ainda não obteve respostas. Receber o evento em 2026, segundo o documento, ainda é uma ideia preliminar.

“A Fórmula 1 é um dos poucos grandes eventos que Madri nunca sediou e é um assunto que deve ser explorado, embora neste momento essa possibilidade seja muito preliminar”, comentou José Luis.

Um fator que é visto como pedra no sapato é a questão do autódromo para receber o GP. De acordo com o jornal AS, a opção seria o circuito de Jarama, situado em San Sebastián de los Reyes, ao norte de Madrid, mas o local não tem a infraestrutura necessária.

O plano B seria a construção de um autódromo em Morata de Tajuña, um município no sudeste da Comunidade de Madrid. A obra, porém, custaria em torno de 30 milhões de euros (R$ 163,8 milhões).

Vale lembrar que o país é terra de Fernando Alonso, espanhol bicampeão da F1. O piloto conta com 32 vitórias na carreira e atualmente faz parte da Alpine. Além do bicampeão, a Espanha está também representada por Carlos Sainz, da Ferrari.