O Campeonato Capixaba Feminino 2022 começa no próximo domingo, dia 26. Ao todo, nove equipes estão na disputa pela taça. O Vila Nova-ES, atual campeão, entra na competição de olho no heptacampeonato. A novidade fica por conta do estreante União de Piranema (que será representado pelo União FC). A edição de 2022 segue com o regulamento sem descenso, com a primeira fase dividida em dois grupos e mata-mata na fase final.

Serão nove equipes, divididas em dois grupos, buscando o título, além de uma vaga para a Série A-3 do Brasileirão 2023. No A tem o atual hexacampeão Vila Nova-ES, São Geraldo, Serra, Aster e o União. O Grupo B é formado por Prosperidade, Coronel Borges, Meninas do ES e Vilavelhense.

Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, dentro dos respectivos grupos. Os três melhores classificados avançam. Os segundos e terceiros colocados se enfrentam em dois jogos (2ºA x 3ºB e 2ºB x 3ºA) e os vencedores passam para as sêmis.

Na rodada de abertura, no domingo, tem Serra x Aster, Vilavelhense x Corones Borges, Meninas do ES x Prosperidade. Na quarta-feira, São Geraldo e União EC fazem o jogo de encerramento.

Grupo A

Depois da boa campanha no ano passado, o FC Estadual manteve a parceria e novamente vai representar o Aster no Campeonato Capixaba Feminino. O técnico Thyago Torrezani segue no comando da jovem equipe, que recentemente teve um talento indo para um grande clube do país. A jogadora Valentina acertou com o Atlético-MG, para jogar no time sub-17. Apesar da saída, o FC Estadual teve a chegada de três jogadoras do Vilavelhense e ainda manteve a base.

São Geraldo

Outra equipe que vem para a segunda participação no Estadual é o São Geraldo, na Serra. A equipe do bairro de mesmo nome chega forte após a excelente campanha do ano passado, quando foi eliminado nas semifinais pelo vice-campeão Prosperidade, nos pênaltis. O São Geraldo mais uma vai contar com as experientes Polly, Tai e Thais para tentar o título inédito.

Serra

Gigante no futebol masculino, o Serra a cada ano vem buscando o seu espaço entre as mulheres. Em 2022 o clube de Serra-Sede mais uma vez vai disputar o Campeonato Capixaba e mandar os seus jogos no estádio Robertão. A equipe será treinada pelo técnico Bruno Gomes e com a capitã Gleyce e as meias Amanda e Ingryd para ir além das quartas de final, resultado do Tricolor em 2021.

União FC

Nascido de um projeto social da região de Andorinhas, o time feminino do União FC é o estreante da atual edição do Estadual. O presidente Cleber Félix conta que a visibilidade foi um dos atrativos para a decisão de disputar o do Campeonato Capixaba. Com um elenco formado por meninas da Grande Vitória, a equipe treinada por Marcos Martins vem para o torneio após se eliminado nas quartas de final da Copa ES e no momento está classificada para a segunda fase do Serrano.

Vila Nova-ES

Atual hexacampeão estadual, o Vila Nova-ES chega mais uma vez com o grande favorito ao título. Apesar da renovação que o time vem sofrendo, com novas jogadoras subindo da base, a equipe do técnico Luciano Tadino segue forte e ainda conta com as experientes Kamila, Tuanny e Luana. O Vila vai disputar o Estadual em paralelo com a Série A-3 do Brasileirão Feminino.

 

Grupo B

O Coronel Borges quer apagar o insucesso da temporada passada. A diretoria tricolor renovou com a treinadora Dilcéia Máximo e recorreu a um time totalmente novo. Com um elenco formado por jovens atletas, o Coronel Borges perdeu dez jogadoras titulares por lesão ou questões pessoais.

 

Meninas do ES

Fundado em 2021, o Meninas do ES alcançou as quartas de final em sua primeira participação. Um fato curioso é que o MDE, do tecnico Sidnei Freitas, conseguiu obter progresso desde então. O time conta com uma categoria de base em Vista da Serra I e treina na Curva da Jurema, em Vitória(ES), toda segunda e quinta-feira. Para o estadual, o MDE firmou parceria com o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa, que ajuda com custos de viagens e novas atletas.

Prosperidade

Após bater na trave no Campeonato Capixaba Feminino 2021, o Prosperidade tenta na atual edição o primeiro título de sua história. O Prospê manteve a espinha dorsal da equipe, assim como a técnica Christina Magnago. O time de Vargem Alta perdeu a goleira Gaby (Real Ariquemes) e a meia Geysna Guedes (Minas Brasília), mas se reforçou com as chegadas da volante Priscila, ex-Vila Nova-ES, e da meia Beatriz, ex-São Geraldo.

Vilavelhense

Com um elenco de 20 jogadoras, o Vilavelhense aposta em nomes de 14 a 16 anos e será comandado por Carlos Oliveira. O Vila, que foi eliminado para o campeão Vila Nova-ES na última temporada, conta com a permanência da capitã Lorrana Severiano. O time canela-verde confia na força do meio de campo com as volantes Mayra e Lavínia.