O Nova Venécia e o Real Noroeste seguem fazendo história e quebrando recordes para o Espírito Santo. Com o time de Águia Branca como líder e o Leão do Norte como o único invicto, o Grupo 6 do Campeonato Brasileiro da Série D 2022 ostenta o melhor início do futebol capixaba na competição nacional - 70,8% de aproveitamento.

Nos quatro primeiros jogos da Série D, o Nova Venécia (3º colocado) venceu a Ferroviária e a URT e empatou com o Bahia de Feira e a Inter de Limeira. Já o Real Noroeste (1º colocado), foi superado pelo Pouso Alegre na primeira rodada, mas venceu Caldense, Ferroviária e Inter de Limeira em sequência.

Até então, o recorde era o estabelecido pelo Rio Branco-ES na temporada 2010. Comandado por Toninho Andrade, o Brancão terminou como líder do Grupo 5. Após as mesmas quatro rodadas, o Capa-Preta havia conquistado duas vitórias, um empate e uma derrota. O aproveitamento foi igualado pelo Real Noroeste em 2020, quando o outro representante capixaba, Vitória-ES, já contava com três derrotas e um triunfo em quatro jogos. (confira na tabela abaixo).

A campanha dos times do noroeste do Espírito Santo em 2022 é ainda mais emblemática se levados em conta os compromissos pela Quarta Divisão. Em um grupo considerado difícil, o cenário atual repleto de vitórias, aliás, contrasta com o retrospecto geral do futebol capixaba. Em toda história, o Espírito Santo foi representado 19 vezes e avançou de fase somente em sete (36,84% do total)

 

 

Com três vitórias em quatro jogos disputados, o Real Noroeste do técnico Duzinho Reis só tem menos triunfo que o Amazonas, que detém o título de único clube da Série D 2022 com 100% de aproveitamento. O time de Águia Branca iniciou a competição nacional focado no Campeonato Capixaba 2022, mas se tornou líder com nove pontos.

O Real Noroeste vive uma sequência de três vitórias seguidas (recorde do Grupo 6) e tem uma média de gols de 3,75 por jogo - inferior somente a CSE, Fluminense-PI e Ferroviária, respectivamente.

- É início de competição, ainda é cedo. Temos que ir jogo a jogo com intensidade e determinação para no final conseguirmos nosso objetivo que é estar entre os quatro. Acho que esse é o mais importante. Estamos em primeiro mas por ser uma competição muito difícil, a ideia é estar entre os quatro. E estou contente também pelo Nova Venécia que também vive um bom momento com Cássio (Barros), que ainda não perdeu na Série D. Nosso próximo adversário, no sábado, e que para o estado do Espírito Santo é muito bom - declarou Duzinho Reis ao ge.