Circuitos estadual e nacional de Canoa havaiana (Va’a) transformam do Espírito Santo em estado-sede de várias competições da modalidade esportiva. Neste sábado (7), a capital Vitória sediou a 1ª etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana com 427 atletas, um recorde de participação.

Ao longo do dia, quase 200 canoas entre V1, V2, V3, V6 e OC6 agitaram o mar após largadas sucessivas a partir da Curva da Jurema até o contorno da Ilha do Soco, e retorno para o ponto de partida. Os percursos tiveram entre 5, 7, 12 e 14 Km de extensão ao longo da orla da capital capixaba.

 

 

A competição reuniu atletas das categorias Open, Master, Júnior e Estreante, tanto masculino como feminino, e também equipes Master e Super Master em disputas com OC6 (seis atletas), além de equipes com mais de 60 e 70 anos e também atletas com deficiência, o parava’a, destaques da competição deste ano.

O campeonato de Va’a também contou com a participação de atletas capixabas já consagrados na modalidade esportiva, como o tricampeão estadual e brasileiro (OC2 Master), Carlo Castiglioni, 41 anos, que teve que abandonar a prova após sofrer um abalroamento em sua canoa (V1). 

Para o presidente da Federação de Va’a do Espírito Santo (FEVAAES), Jefferson Cabral, “o evento foi um sucesso, não só pelo número inscritos, mas também por revelar novos talentos, além de reunir atletas praticantes da modalidade esportiva, que cresce a cada dia no Espírito Santo, com grande tradição no remo”, pontuou.

 

 

Foto: Lauro Viana

Folha Vitória

Folha Vitória

FOLHA VITÓRIA

PRÓXIMA ETAPA

Já o próximo dia 14 de maio, Vila Velha vai sediar o Campeonato Brasileiro de V1 e V1R Maratona e Parava'a 2022. 

A competição, que acontecerá na Praia da Costa, além de revelar os campeões nas modalidades, será classificatório para o Campeonato Sul Americano/Panamericano 2022 no Chile e o Campeonato Mundial de 2023, em Samoa.

As outras duas etapas do estadual ainda serão realizadas, sendo uma no dia 2 de julho, em Vila Velha, e a terceira etapa no dia 5 de novembro, em Guarapari. 

Um evento que também entrou para o calendário esportivo capixaba é a tradicional “Volta à Ilha” com canoas havaianas em comemoração ao aniversário de Vitória, no mês de setembro.

Atualmente, o Espírito Santo possui 13 clubes de canoa havaiana localizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Linhares. No país, a modalidade esportiva já conta com 15 mil praticantes.