A Federação de Futebol (FES) realizou o sorteio da tabela da primeira fase do Campeonato Capixaba 2023 (veja abaixo), que tem início no dia 21 de previsão e previsão de término no dia 23 de abril, com o jogo de volta das finais. No próximo dia 23 de novembro, a entidade faz a publicação oficial da ordem dos jogos e do regulamento.

Em 2023, o Estadual seguirá com o mesmo formato das últimas quatro edições. Na primeira fase, os 10 times se enfrentam em turno único, com os oito mais bem classificados avançando para as quartas de final. Os dois últimos colocados, na primeira fase, serão rebaixados para a segunda divisão estadual de 2024. Todas as três fases do “mata-mata” (quartas, semifinal e final) serão disputadas em jogos de ida e volta.

Vão disputar a competição: Real Noroeste (campeão), Vitória-ES (vice), Rio Branco-ES, Desportiva Ferroviária, Serra, Vilavelhense, Nova Venécia, Estrela do Norte, Atlético Itapemirim (subiu da Série B) e Porto Vitória (subiu da Série B).

Vagas para a Copa do Brasil, Verde e Série D

 

Assim como a fórmula de disputa, a distribuição das vagas do Campeonato Capixaba segue a mesma para 2023. O campeão se classifica para três competições: Campeonato Brasileiro Série D 2024, Copa do Brasil 2024 e Copa Verde 2024. O vice-campeão capixaba fica com a segunda vaga para a Série D 2024.

 

VEJA A TABELA DA PRIMEIRA FASE DO CAMPEONATO