Apesar de ter tido a vantagem do empate antes de iniciar a partida, o Flamengo construiu a vitória por 3 a 0 sobre a Universidad Católica, na noite desta terça-feira (17), pela penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores e garantiu a classificação às oitavas de final do torneio sul-americano. Com gols de Willian Arão, Everton Ribeiro e Pedro, o Rubro-negro foi superior no jogo e saiu do Maracanã com um pouco menos de pressão da torcida.

Logo no início da partida, a pressão sobre o técnico Paulo Sousa afetou um pouco a equipe do Flamengo, que entrou cometendo bastante faltas contra os jogadores da Universidad. Em dois minutos de jogo, Matheuzinho e Andreas Pereira já estavam amarelados pelo árbitro colombiano Jhon Ospina.

Por outro lado, o Flamengo construiu a primeira chance de perigo no início da partida. Aos 4 minutos do primeiro tempo, Everton Ribeiro estava na defesa e fez um belo lançamento pelo meio-campo para Gabigol, que disparou sem marcação e finalizou rasteiro para passar debaixo das pernas de Sebastián Pérez. No entanto, o goleiro da Universidad desviou com os pés para o escanteio.

Com direito a discussão entre Gabigol e Astudillo antes da cobrança de escanteio, o Flamengo abriu o placar em cabeçada de Willian Arão, aos 6 minutos. Na ocasião, o meia uruguaio Arrascaeta cobrou na medida e o volante cabeceou no canto esquerdo de Sebastián Pérez, que não conseguiu alcançar a bola.