Após anunciar os jogadores convocados para os dois últimos amistosos da seleção brasileira antes da Copa do Mundo do Qatar, Tite falou sobre algumas ausências marcantes entre os 26 nomes. O técnico explicou que a lista desta sexta-feira (9) é específica para a reta final de preparação da equipe e que é uma oportunidade até a definição da convocação oficial para o torneio.

"Essa é uma convocação para esses dois jogos. Fica aqui uma mensagem bastante clara a todos os atletas, com muita transparência que tem sido até então: façam o seu melhor. Preparem-se bem fisicamente, cuidem-se clinicamente, estejam no mais alto nível em seus clubes para daqui a 60 dias estarem competindo de uma forma, aí sim, definitiva [para a lista final]", introduziu Tite, em coletiva.

"Essas são também oportunidades para que, ali na frente, a gente tenha um pouco mais de paz, um senso de justiça maior para que a gente possa decidir [os convocados]. Especificamente para esse, mas com respeito a todos, inclusive àqueles que estão fora, mas com essa mensagem", concluiu o treinador, que anunciará a lista definitiva para a Copa no dia 7 de novembro.

Entre as principais ausências estão o atacante Gabriel Jesus, do Arsenal, o meia Phillipe Coutinho, do Aston Villa, e o lateral-direito Daniel Alves, que está atuando como meio-campista no Pumas, do México. Sobre o último do trio, o preparador físico da seleção Fábio Mahseredjian foi além na resposta: ele tem problemas físicos que impedem a convocação no momento.

"O César Sampaio [auxiliar técnico] e o Guilherme Passos [fisiologista] estiveram na Cidade do México, acompanharam dois jogos, treinamentos, estiveram com o atleta uma tarde toda. Dani chegou ao México e cinco dias após estreou pelo Pumas, então não teve pré-temporada adequada. Ele também perdeu peso corporal e massa magra por uma gastroenterite, isso claramente afetou sua performance em campo no aspecto físico. Conversamos com ele in loco e ontem mesmo falamos na necessidade de investir em treinamento de força e potência para estar no nível que se apresentou em jogos contra Japão e Coreia do Sul. Nesse momento ele não se encontra em condições de trabalhar conosco nesses dois jogos. Investindo no trabalho ele poderá voltar, sim."

Tite esclareceu também a ausência de Gabriel Jesus: "Especificamente, está em um grande momento e concorrendo. Esta convocação serviu para oportunidades a outros. Assim como outros neste mesmo contexto. Em relação ao número de atacantes, o futebol é criação e fazer gol, e solidez defensiva. Se fugir destas características, vai perder. Este ponto de equilíbrio é muito difícil em uma equipe e estamos buscando. Não vai ser este número de atacantes determinado. Versatilidade dos atletas é uma parte importante".

A convocação desta sexta é para os jogos contra Gana e Tunísia, nos dias 23 e 27 de setembro, respectivamente. Ambas as partidas serão realizadas na França, às 15h30 de Brasília.

O duelo contra os ganeses será realizado do Stade Océane, em Le Havre. Já o confronto contra a seleção tunisiana terá como palco o Parque dos Príncipes, estádio do PSG, em Paris.

A lista final dos brasileiros selecionados para a Copa será anunciada no dia 7 de novembro. A apresentação dos jogadores convocados está marcada para a semana seguinte, no dai 14.

No Grupo G, o Brasil inicia sua trajetória na Copa do Mundo no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, contra a Sérvia, às 16h. Depois, o escrete canarinho vai encarar a Suíça, no dia 28, às 13h. Fechando essa fase, a seleção medirá forças contra Camarões, em 2 de dezembro, às 16h.