A final da Copa do Mundo do Catar, prevista para o dia 18 de dezembro, será a última transmissão da Galvão Bueno na TV Globo. A emissora já decidiu que, independentemente do jogo (pode ser com a presença da Seleção Brasileira ou não), haverá uma cerimônia de despedida para o seu melhor narrador esportivo.

“Eu me realizei como profissional nesses 41 anos na Globo. Foram emoções fortíssimas… Depois, vira-se uma página e o livro continua. Pretendo mergulhar de cabeça no mundo digital, estamos falando sobre possibilidades em outras plataformas”, disse o locutor.

Galvão já tem um acordo com a empresa Play9, e, a partir de 2023, vai ter um podcast, em projeto apresentado ao mercado publicitário.

O narrador ingressou na TV Globo em 1981 e, desde então, participou de todas as grandes coberturas de esporte na emissora, entre elas, dez Copas do Mundo — da Espanha’1982 a Rússia’2018 —, incluindo aí as vitórias da Seleção nas edições de 1994 (“É tetra! É tetra!”) e 2002 (RRRonaldinhoooo!”).

Importante relembrar que houve um hiato nessa relação. Galvão já era um dos nomes fortes da Rede Globo, quando, em 1992, deu um passo equivocado na carreira e deixou a emissora para assinar com a Rede OM (Organizações Martinez). Ele virou sócio na área de Esportes do novo canal.

A iniciativa foi um fracasso. Galvão voltou rapidamente para o Grupo Globo, onde completará, daqui a 143 dias, o um ciclo de mais de quatro décadas de fama e sucesso.