Seguindo o protocolo determinado nas gravações das novelas, a TV Globo decidiu antecipar em uma semana o fim das filmagens de 'Pantanal' no Mato Grosso do Sul por conta de casos de Covid entre os atores. Diz a nota da emissora: "Os Estúdios Globo estão acompanhando o desdobramento e os impactos da Covid-19 e, sempre que necessário e de acordo com as melhores práticas das áreas de saúde, revisita e atualiza os protocolos para viabilizar o trabalho nos sets com segurança para todos os envolvidos. No Pantanal, as gravações, que já estavam em sua reta final, foram readequadas".

A nota diz ainda que "o nosso protocolo contempla diversos cenários para garantir a segurança de toda equipe envolvida nos trabalhos". O número de atores infectados não foi informado. Mas nos bastidores comenta-se que quatro ou cinco pessoas testaram positivo para o coronavírus.

O protocolo para Covid-19 adotado nas gravações de "Pantanal" é rigoroso e segue regras estabelecidas durante e depois da pandemia. Como boa parte das gravações foi feita num primeiro momento nas locações em fazendas no Mato Grosso do Sul, o que voltou a acontecer nas últimas duas semanas, ficou definido que o elenco é dividido em núcleos, e as filmagens acontecem em diferentes frentes.

Cada núcleo que vai gravar é testado antes. Em caso de algum resultado positivo, aquele grupo não grava e as demais filmagens previstas com outros atores seguem o cronograma normal.

Como faltavam apenas algumas cenas a serem gravadas no Pantanal, os atores que foram testados para Covid seguem em isolamento pelo tempo determinado pelo protocolo e os demais voltam uma semana antes e seguem as filmagens no Rio.