Uma das maiores empresas do ramo de distribuição de itens farmacêuticos e medicamentos genéricos do país – o Grupo Elfa - irá começar a operar no Estado a partir deste mês, com a inauguração de um novo centro de logística e distribuição de varejo farmacêutico no Terminal Industrial e Multimodal da Serra (TIMS), na Rodovia do Contorno, em Carapina, na Serra.

Utilizando um espaço de armazenamento de aproximadamente 2 mil metros quadrados, o Grupo Elfa irá distribuir genéricos e medicamentos similares de cerca de 19 fabricantes de remédios - nesta conta, estão incluídos ainda fabricantes de equipamentos hospitalares. 

A marca foi fundada em João Pessoa, no estado da Paraíba e está presente em mais de dez estados brasileiros. Com a inauguração do novo centro logístico no TIMS, o espaço irá potencializar a operação da companhia, permitindo a centralização dos estoques e uma maior eficiência operacional, além de encurtar a distância e o tempo de entrega em todo o Estado.

O mais completo complexo logístico do Espírito Santo também está abrigando players como Buaiz Alimentos, Sephora, Arcelor e Pimpolho.

Mercado aquecido

O setor de locação de galpões vem registrando um crescimento expressivo nos últimos meses. O lucro do Grupo Elfa, por exemplo, teve um incremento de 7,7% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Os números foram puxados por uma série de aquisições que o grupo vem realizando nos últimos anos, como a compra de 95% do capital social da Sadraque Participações, e mais recentemente a compra da Descarpack, líder nacional do setor de produtos descartáveis para as áreas de saúde e farmacêutica.

Somente em 2021, foram compradas cinco empresas dos segmentos de produtos, serviços e logística em saúde, sendo elas: Dupatri Hospitalar, Grupo Anbioton, Biodente, Grupo DRS e TLS. A empresa busca agora parceiros para uma eventual oferta pública inicial de ações na Bolsa de Valores.