O Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) afirmou que vai ampliar o número de vagas para a carteira de habilitação gratuitas em 2019. Segundo diretor do órgão, Givaldo Vieira, serão ofertadas 5 mil novas vagas. Em 2018, foram 3 mil.

 

“É um programa de grande alcance social e de grande procura. É um compromisso do governador Renato Casagrande de aumentar o número de vagas. E nós já iniciamos o ano de 2019 cumprindo esse compromisso, com um número maior de vagas”, falou.

 

Para tentar o benefício, é preciso ter cadastro no CadÚnico, ser residente no Espírito Santo, saber ler, escrever, possuir RG e CPF, e renda familiar de até dois salários mínimos.  O custo médio para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B (para carro) é de R$ 2.180,00. Já para categoria A (moto) é de R$ 1.800,00.

 

Os recursos que pagam as carteiras do programa CNH Social é custeado com os recursos do governo do estado, previstos em orçamento. As vagas ainda não estão abertas, mas devem estar disponíveis nos próximos meses, no site do projeto.