Conforme previsto pelo Sindicato da Construção Civil, Terraplanagem, Pavimentação e Cimenteiros do Sul do Espírito Santo (Sintraconst) o aquecimento do alto-forno da Fábrica de Cimento Nassau foi feito dia 15 de janeiro.

Esse é um passo importante para que a produção seja retomada, informa Anerildo Zílio dos Santos, secretário-geral do sindicato.

Anerildo enfatiza que o cumprimento do cronograma, com o funcionamento do alto forno e de praticamente todos os equipamentos que fazem parte da produção do cimento, confirma a determinação do Sintraconst e o comprometimento dos trabalhadores.

“Ao contrário do que falavam nas redes sociais e meios de comunicação, retomar a produção é uma questão de tempo”, garantiu.

Segundo o secretário, os empregados estão trabalhando como nunca, pois sabem que com o retorno e a estabilidade da empresa, passarão a receber seus vencimentos mensais e os passivos, benefício que também alcançará os ex-empregados, que poderão ser contratados, de acordo com a demanda, bem como receber seus passivos salariais e dívidas trabalhistas.

Mais uma vez Anerildo destaca a importância da atuação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Ministério Público do Trabalho.

“Agradecemos ao TRT e ao MPT pelo trabalho digno e competente. Esses órgãos conduziram essa empreitada durante todo esse tempo com ética e responsabilidade. Agradecemos em nome de todos. O Sintraconst é, e continuará sendo, defensor do emprego e dos empregados”.

A Fábrica de Cimento Nassau ficou paralisada desde 2017, mas recomeçou as contratações e recontratações em setembro de 2018. Hoje 300 trabalhadores estão em atividade, afirmou o representante do sindicato.