A partir da próxima segunda-feira, dia 10, quando começa a instalação das novas placas para veículos no modelo Mercosul, os motoristas podem encontrar algumas dificuldades. Segundo resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as novas placas deverão ser instaladas pelos estampadores.

 

Ou seja, pelos fabricantes do produto, e não despachantes. No entanto, há apenas 27 empresas autorizadas atuam no Estado para atender os 78 municípios. O Detran-ES diz que caso não haja empresa autorizada no município de residência do motorista, ele terá que viajar até uma localidade mais próxima onde haja o serviço.

 

A Associação das empresas de Fabricação de Placas Automotivas Credenciadas pelo Detran (Asfapalc-ES) informou que o número não é suficiente para realizar o serviço no Estado. “A gente considera que, pelo volume de placas que o Espírito Santo tem para ser trocado, vai ficar inviável. Estamos prevendo uma situação caótica”, afirma o presidente da entidade, Siralan Santos Ribeiro.

 

DESPACHANTES

As novas regras também tornam incertas as funções dos despachantes no caso do emplacamento. Atualmente, são os responsáveis por emplacar a maioria dos novos veículos e são autorizados a instalar as placas e colocar os lacres.