Dentro dos próximos 30 dias, o Parque de Exposição “Carlos Caiado Barbosa”, no bairro Aeroporto, receberá três grandes eventos que vão movimentar a economia de Cachoeiro e região, gerando muitos negócios e atraindo turistas para o município. 

Nesta quarta-feira (27), terá início a 16ª edição da Feira de Negócios e Agroturismo, promovida pela Prefeitura de Cachoeiro em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do município (Acisci).

O evento, que seguirá até sábado (30), contará com exposição multissetorial de diversos segmentos empresariais, atividades de formação profissional, mutirão de negociação de dívidas, cadastramento para vagas de emprego, dentre outras atrações que devem levar milhares de pessoas ao local. A expectativa da Acisci é de que o evento atraia milhares de pessoas.

Já na semana seguinte, entre os dias 4 e 7 de agosto, o Parque de Exposição volta a receber, após intervalo de três anos, uma edição da Exposul Rural, uma das mais importantes feiras do agronegócio capixaba. O evento promete novidades para produtores rurais e muitas atrações de entretenimento para o público geral.

Estão confirmados atrativos como exposições de animais, máquinas, implementos e serviços agrícolas; alas de cafés especiais, de agroindústrias e de artesanato; empreendimentos e associações de turismo; comercialização de mel, flores e plantas ornamentais; cachaças e cervejas artesanais, além de microempreendedores do ramo de alimentos.

Correalizador do evento, junto à Prefeitura de Cachoeiro, o Sindicato Rural do município espera repetir o sucesso da última edição da feira, que movimentou R$ 25 milhões em negócios em 2019.

Cachoeiro Stone Fair

Outro grande evento que voltará a ser realizado no Parque de Exposição é a Cachoeiro Stone Fair, feira do setor de rochas ornamentais mais tradicional da América Latina.

De 23 e 26 de agosto, cerca de 180 expositores apresentarão as novidades do setor, em um ambiente propício para negócios e atualização dos atores envolvidos no arranjo produtivo. A Prefeitura de Cachoeiro é uma das apoiadoras do evento. 

Na última edição, a feira atraiu mais de 17 mil visitantes, de diversas regiões do país e do exterior. Com isso, além da comercialização de produtos, que beneficia diretamente as empresas expositoras de Cachoeiro e região, o evento injeta um grande volume de recursos na rede turística do município (hotéis, restaurantes e outros serviços).   

“Cachoeiro retoma, em 2022, a realização dos grandes eventos, em formato presencial, após um hiato imposto pela pandemia da Covid-19. Isso demonstra a força e a resiliência da nossa economia. Essas feiras, que contam sempre com o apoio incondicional da Prefeitura em estrutura e organização, além de serem importantes para os setores produtivos da região, também movimentam outros segmentos, como hotelaria e alimentação, o que beneficia os pequenos e médios empresários e gera receita para o município”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Obras em andamento

As obras para construção de um novo pavilhão de eventos no Parque de Exposição de Cachoeiro seguem avançando. Para comportar as atrações das tradicionais feiras do município, estruturas provisórias serão montadas pelos organizadores e a Prefeitura colabora com a preparação da área a ser usada, que recebeu pavimentação com Revsol e outras melhorias.