O tradicional presépio mecânico do distrito de Jaciguá, que é um dos cartões postais de Vargem Alta, na região serrana do Estado, e foi criado em 1956, pelo artista e artesão, o irmão salesiano Agostinho Bastianello, continua encantando turistas e moradores da região que visitam o local.
 
Aos 88 anos, Agostinho continua ainda realizando manutenção no presépio. No local mágico que normalmente são estáticos, fazendo com que anjos desçam dos céus e pastores se ajoelhem aos pés de Jesus, conta com cerca de 130 figuras movimentadas, construídas em madeira, metal, gesso, lata e plástico, entre outros materiais.
 
""O presépio possui mais de 50 metros quadrados, e a obra artística foi construída artesanalmente, desde as mais simples figuras até os grandes mecanismos que as movimentam. 
Cachoeiras e lagos com água corrente, moinhos, montanhas e vales com pedras que complementam a fantasia.
 
E há mais de 58 anos, Ana Dalto, moradora do distrito vem cuidando do presépio, dando manutenção no complexo de sistema mecânico que movimenta todos os bonecos.
 
O Presépio está localizado em frente à Igreja São João Batista, e recebe visitas de todo o país. No local os visitantes assistem de perto as várias cenas do cotidiano das pessoas e passagens Bíblicas, como a anunciação à Virgem Maria e a ressurreição de Jesus Cristo.