A arquiteta paulistana Luciana Pimentel conseguiu, aos 42 anos, realizar seu grande sonho: unir negócio à sua paixão pelo design. No mês passado, ela lançou o Studio Lab Decor, um site que reúne conteúdo diário sobre decoração e lifestyle, além de e-commerce de peças decorativas, garimpadas em lojas de artesanato e empresas parceiras. “Como no mundo fashion, uma das propostas é ajudar as pessoas a utilizar e a combinar uma peça de decoração que acabaram de comprar”. O segredo desse modelo, segundo ela, é mesclar a agilidade das vendas online com a orientação por meio de artigos publicados em sua página. “Não existe atualmente um site assim, que tenha já nascido com essa proposta.”
 
Para transformar sua vontade em uma empresa real, Luciana afirma que teve de superar “crises internas”. Quando fez 40 anos, ela decidiu buscar novos desafios. Apesar da carreira consolidada na área comercial da multinacional Clear Channel, ela queria ir além, ter seu próprio negócio e, quem sabe, até retomar a profissão de arquiteta, que havia deixado para trás dois anos após se formar. “A vida foi tomando outros rumos. Acabei indo para a área comercial e de publicidade, que eu adoro, mas já não estava me fazendo feliz”, diz Luciana. Mais do que um site com dicas e conteúdo, o Studio Lab Decor é um laboratório de projetos – e eles, como em qualquer outro negócio, precisam ser rentáveis.
 
Por isso, o objetivo da empresária é fazer, em breve, um market place através de parcerias com grandes players. “Isso acontecerá após a consolidação do site no mercado do design”, diz. “Temos parceria com fortes nomes do setor, que nos ajudam a nos posicionar no mercado, como Baccarat, Phenicia Concept, Orlean e a paulistana Christie, de móveis rústicos”, afirma Luciana, que esconde a sete chaves as cifras do projeto. Quando o assunto é investimento, no entanto, Luciana se mostra mais aberta. “Estamos em busca de investidores, que poderão adquirir duas cotas, de 10% e 9% do capital da empresa, no valor total de até R$ 1,4 milhão”, diz a empresária.
 
“Também queremos fazer um clube de assinaturas, que servirá como uma ferramenta para que os assinantes conheçam, todo mês, uma marca ou artista diferente”. De acordo com a consultoria Ebit, mesmo em um cenário desafiador para o comércio, a expectativa é que as vendas online cresçam 8% até o final deste ano, atingindo um total de R$ 44,6 bilhões em vendas. Desse montante, o setor de casa e decoração representa cerca de 7%. “Lançamos o site há pouco mais de um mês e, desde então, já tivemos mais de 20 mil acessos.
 
Estamos bem satisfeitos com o resultado”, diz Luciana. Para Jethero Miranda, professor de design da Faap, o site foi lançado em um bom momento. “Há alguns anos, alguns sites tiveram de montar lojas físicas, pois os consumidores gostam de tocar as peças antes de comprá-las. Mas isso está mudando”, afirma. “Além disso, o mercado carece de boas informações na internet e, se a plataforma tiver um bom sistema, certamente será um sucesso”. Afinal, conteúdo é tudo. Principalmente nos negócios.