Guilherme Nascimento. O educador social e artista capixaba apresenta: “Amadè Ayè (Crianças da Terra)”, de sua autoria. Uma literatura infanto-juvenil que aborda contos e lendas dos principais Orixás cultuados no Estado do Espírito Santo pelas religiões de matrizes africanas. São doze contos, cada um tendo como personagem principal um Orixá, contendo temas multidisciplinares e transversais, como preservação do meio ambiente, respeito as diversidades, união familiar, senso de justiça e etc.

Tornando assim a obra um instrumento pedagógico valioso para romper preconceitos e dignificar essas religiões de matrizes africanas tão descriminalizadas nos dias atuais. “Nos últimos anos os brasileiros vivenciam violências contra a liberdade de expressão, ao Estado laico e a Lei Cátedra de ensino. A ideia é lançar um livro com o material, disponibilizando exemplares gratuitos aos espaços educacionais e culturais da região. Considero a obra um instrumento pedagógico de resistência, estamos buscando contribuir para que tenhamos menos centros de candomblé e umbanda atacados/queimados/apedrejados e sim mais produções de arte e cultura para valorização, visibilidade e respeito na humanidade”. Socializa o autor. A iniciativa literária é do coletivo Espaço Cultural Casa Roxa, que possui sede em Marataízes e envolve diversos artistas.

Toda a obra foi ilustrada por uma jovem apaixonada por desenhos, Endilly da Silva Nascimento, de Itapemirim. Conscientizar as novas gerações da importância do respeito a todas as religiões e com aqueles que não possuem nenhuma, são objetivos do projeto, afirma o Babalorixá Geovane Roberto, cachoeirense, ativista de direitos humanos e consultor religioso da obra.

Quem é Guilherme Nascimento? Trabalhador capixaba da classe popular, foi menor aprendiz na Itapuã Calçados, estagiário na Flecha Branca e gerente nas lojas Tutti. Através de bolsa de estudos é formando em Pedagogia e Gestão Pública. É criador do projeto de dança ASAS da Cultura de Itapemirim. E atual presidente da Casa Roxa Cultural em Marataízes. Guilherme é produtor cultural, artista múltiplo e educador social. Escreve, compõe, dança, coreografa, atua e dirige. Com apenas 28 anos o aquariano é liderança da diversidade, da juventude e da classe artística no sul capixaba. Criador da Semana +Visibilidade +Orgulho, projeto contemplado com o prêmio estadual de cidadania LGBTQIA+ pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos.

Conheça mais o trabalho: WhatsApp: (28) 99977-3921

Email: [email protected]

Facebook: www.facebook.com/prof.guilhermenascimento2

Instagram: https://www.instagram.com/prof.guinascimento/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCyn-Yk4_DhXFuIofU8A1Zjw Twitter: https://twitter.com/guilhermepsol50