Para a felicidade de quem precisa acordar cedo todos os dias, o horário de verão termina na madrugada deste domingo (17/2) – deve-se atrasar o relógio em uma hora a partir da meia-noite. Assim como no início do período de economia de energia, o corpo precisa de tempo para se acostumar com as mudanças. Pode parecer que essa única hora não faz diferença, mas especialistas apontam que, sim, o organismo leva até duas semanas para se adaptar à luz.

 

“O problema maior é no começo do horário de verão. Agora, é um bônus, uma hora a mais para dormir. O complicado é que as pessoas aproveitam a noite maior para sair, deitar mais tarde, e acabam dormindo menos do que estão acostumadas”, explica o neurologista Amauri Godinho.

 

Essa noite mais curta acaba não sendo suficiente para um sono reparador e leva a um dia difícil, principalmente para adolescentes e jovens adultos.

 

Nos Estados Unidos, de acordo com a National Geographic, as segundas-feiras seguintes às mudanças decorrentes do horário de verão local costumam registrar 24% mais ataques cardíacos e multiplicação no número de acidentes de carro fatais, em comparação a outras segundas do ano.

 

Segundo o médico e especialista em sono da Aliança Instituto de Oncologia Sérgio Pontes, para evitar qualquer tipo de problema, o ideal é se adaptar gradativamente. Por isso, evite atividades noturnas intensas; diminua a intensidade das luzes de casa; não use televisão, celular e computador na cama; se alimente cedo, com comidas leves, e aproveite a hora a mais para descansar.

 

Para evitar a perda de sono após a mudança de horário, Sérgio indica:

 

Hidrate-se bem, pois a água auxilia a liberar mais energia e diminui o cansaço;

Não pratique exercícios intensos ou leituras muito longas;

Caminhadas e alongamentos têm efeito relaxante e podem ajudar;

Próximo à hora de deitar, prefira ingerir uma alimentação mais leve e sem estimulantes. Nada de café, chocolate, chá preto e chá verde;

Deixe o ambiente do quarto escuro e silencioso, com boa temperatura e confortável para dormir;

Evite assistir à TV ou usar celular e computador no quarto de dormir.