Cientistas japoneses descobriam que uma única noite sem dormir já basta para aumentar o risco de diabetes. E um outro estudo mostra que comer cereais e grãos também é bom contra a doença. 

É sabido que falta de sono, pouco exercício e má alimentação estão associados ao diabetes tipo 2, mas até recentemente os cientistas não tinham certeza sobre qual desses três fatores provocava a intolerância à glicose ligada à doença.

Num estudo com ratos, cientistas da Universidade Toho de Medicina, no Japão, descobriram que uma única noite de insônia já é suficiente para aumentar o risco de diabetes. Isso equivale a um déficit de sono de seis horas.

Os ratos que sofriam de falta de sono apresentaram níveis elevados de açúcar no sangue. Além disso, a produção de triglicerídeos no fígado aumentou. Os triglicerídeos são gorduras associadas à resistência insulínica típica do diabetes. 

A privação de sono também alterou as enzimas hepáticas responsáveis pelo metabolismo do fígado. Os resultados do estudo mostram que a perda de sono é definitivamente um fator de risco para o diabetes tipo 2. 

Portanto, manter uma boa rotina de sono é importante na prevenção do diabetes em pessoas com maior risco.