O aposentado Valdo Elias, de 68 anos, passa o dia cuidando da casa temática que ele construiu sozinho na praça ´Pica Pau', na avenida João Augusto Fonseca e Silva, no bairro Novo Eldorado, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. 

Há cerca de 37 anos, o idoso abandonou o emprego fixo que ele mantinha, há quase duas décadas, em uma siderúrgica, em João Monlevade, há 110 quilômetros da capital, para viver, na praça, de modo simples e artístico. 

 E foi no espaço, que é batizado com o apelido do ilustre morador, que Valdo, o 'Pica Pau', construiu uma casa com a temática Rock'n Roll. Com o passar dos anos, a moradia chegou a ser transformada em um bar temático.

Contudo, na pandemia, o lugar voltou a ser apenas uma divertida morada. E, hoje, a residência, que se funde à praça, também se transformou em um divertido e interativo museu à céu aberto. 

Quem chega ao local pode visitar a casa de graça. Já na porta da moradia o visitante se depara com uma placa que faz alusão a um álbum da renomada banda de rock 'Pink Floyd', dentre diversos artigos que compõem o cenário 'hardcore'.

Ao lado da residência, o idoso criou uma área voltada para o público 'Kids', com brinquedos de personagens da 'Disney' e criações próprias, como helicópteros feitos com hélices de ventiladores. Todo o terreno é cercado por flores, samambaias e árvores frutíferas - pés de maça, pera e jambo.   

No interior do imóvel ficam os itens inusitados como uma bota, número 51, que é usado como um vaso de plantas, e uma lavadora de roupas, adaptada, que funciona como um forno para assar carnes. Quando anoitece o espaço fica todo iluminado com os diferentes tons de luzes provenientes de luminárias feitas por Valdo. 

"Em meio aos objetos que chamam a atenção de quem passa por aqui, tenho separado os cômodos que uso como cozinha, quarto e banheiro.  Uso a água e luz fornecidas pela prefeitura para a praça. Gosto de viver de forma simples e ao mesmo tempo criativa. Larguei uma vida estabilizada para trás para viver como vivo hoje. Fico feliz quando vejo crianças e adultos me pedindo para visitar o meu lugar. Por isso,  cuido daqui com tanto carinho", disse satisfeito o aposentado.  

A Prefeitura de Contagem foi procurada para comentar sobre o tipo de relação que é mantida com o morador e cuidador da praça. Porém, o executivo ainda não se pronunciou.