O Espírito Santo desfruta de um momento promissor no turismo, com o setor apontando crescimento de 9,5% e superando a média nacional (9,2%), deixando para trás até mesmo destinos tradicionalmente turísticos como a Bahia (9,1%). Esse cenário positivo é resultado do trabalho conjunto entre o governo e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que, por meio de pesquisas e coleta de dados estratégicos, mapeia informações que subsidiam decisões assertivas.

Um dos principais instrumentos dessa iniciativa é o Boletim Economia do Turismo, publicado trimestralmente pelo IJSN, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). A última edição, divulgada em abril, compartilha dados animadores: o Espírito Santo conquistou a 7ª posição entre as Unidades Federativas (UFs) no ranking de participação do turismo no mercado de trabalho no 4º trimestre de 2023.

Para a pesquisa, foram entrevistadas mais de 4.600 pessoas, em 30 municípios, traçando um retrato detalhado dos visitantes, incluindo origem, perfil socioeconômico, características da viagem e avaliação do destino. Um dos pontos-chave do levantamento foi a avaliação da hospitalidade, atingindo índices impressionantes: 88,8% no verão e 88,6% no carnaval. 

A grande maioria dos turistas, tanto no verão (83%) quanto no carnaval (83,8%), buscava relaxar e aproveitar as belezas do estado. Entre aqueles que curtiram as duas estações, o índice de recomendação do destino atingiu um espetacular 98,9%. Confira 3 sugestões de destinos para aproveitar as belezas do Espírito Santo. 

Guarapari 

Guarapari é a joia do litoral capixaba, e durante o verão triplica a população. São 46 praias paradisíacas, cada uma com seu encanto único, e merecem ser descobertas com um pacote all inclusive, para aproveitar o que há de melhor das atrações sem preocupações. Já em baixa temporada a cidade se revela mais autêntica e tranquila, com trilhas, passeios de escuna e visita aos pontos turísticos e históricos.

 Mosteiro Zen Morro da Vargem

O Mosteiro Zen Morro da Vargem é o primeiro da América Latina e fica em Ibiraçu, a 67 quilômetros de Vitória. Fundado em 1974 pelo monge japonês Ryohan Shingu, o local oferece um ambiente propício à conexão com a natureza e ao autoconhecimento. A prática da meditação, especialmente a Oficina de Não Ação, conduzida pelo Daiju Bitti, é um dos principais atrativos do local.

Com duração média de 20 minutos, o monge garante que a meditação regular proporciona resultados excepcionais, promovendo tranquilidade e clareza mental, em meio às adversidades do dia a dia. As portas do Mosteiro Zen Morro da Vargem se abrem para visitação pública aos domingos, das 8h às 13h. 

Cachoeira de Matilde

Escondida no interior do Espírito Santo, a pequena cidade de Alfredo Chaves guarda um tesouro natural: a Cachoeira de Matilde – na verdade, um conjunto de quedas d'água no Rio Benevente. A maior delas, com 70 metros de altura, encanta os visitantes com força e beleza.

Para quem busca adrenalina, a Rampa de Cachoeira Alta é um dos pontos mais procurados por adeptos do parapente, que podem aproveitar um voo panorâmico das montanhas até as praias de Guarapari, Anchieta, Iriri, Piúma ou Itaipava.