Uma pesquisa da Pearson, empresa de aprendizagem e ensino, revelou que os trabalhadores brasileiros poderão economizar até 6 milhões de horas semanalmente, até 2026, se utilizarem os recursos da Inteligência Artificial (IA) Generativa. Para chegar a essa conclusão, o estudo - divulgado em maio deste ano - avaliou o tempo gasto em atividades repetitivas e rotineiras, como apresentação de pesquisas, manutenção de registros e coleta de dados, que poderiam ser realizadas por meio da tecnologia.

O levantamento chamado de 'Reclaim the Clock: How Generative AI Can Power People at Work' (em tradução literal “Recupere o relógio: como a IA generativa pode capacitar as pessoas no trabalho”) analisou as 10 principais tarefas de trabalho em cinco países (Austrália, Brasil, Índia, Reino Unido e EUA) e listou as que podem ter a maior recuperação de tempo usando a tecnologia. 

Veja a lista das principais atividades desenvolvidas no Brasil e o quanto de tempo poderia economizado:

  1. Desenvolvimento de programas, planos ou procedimentos educacionais: 339 horas
  2. Manutenção do conhecimento atual na área de especialização: 271 horas
  3. Desenvolvimento de padrões, políticas ou procedimentos de segurança: 253 horas
  4. Avaliação das capacidades, necessidades ou desempenho dos alunos: 235 horas
  5. Exame de materiais ou documentação quanto à precisão ou conformidade: 221 horas
  6. Elaboração de relatórios de atividades operacionais ou processuais: 215 horas
  7. Leitura de documentos ou materiais para informar os processos de trabalho: 178 horas
  8. Monitoramento do comportamento ou desempenho individual: 171 horas
  9. Manutenção de registros operacionais: 163 horas
  10. Ensinamento de disciplinas acadêmicas ou vocacionais: 162 horas.

Confira as três áreas com mais economia de horas por semana:

Educação: 

339 mil horas: A IA poderia ajudar as pessoas a desenvolver programas ou planos educacionais. O estudo destaca que, para professores e educadores, o tempo que economizariam no desenvolvimento de planos de aula ou programas de estudos poderia ser dedicado ao ensino em sala de aula, tutoria ou outro trabalho prático e individualizado com os alunos.

Tecnologia da Informação (TI)

271 mil horas: Esse é o tempo que poderia ser economizado para manter funcionários atualizados em conhecimentos de uma área específica. Para um profissional de TI, isso significa que a IA pode ajudá-lo a procurar os vídeos de treinamento ou programas de software certos e eles terão mais tempo para gastar na resolução do problema de um cliente.

Manufatura/fábrica

235 mil horas: A IA poderia ajudar as pessoas a desenvolver políticas e procedimentos de segurança. Numa fábrica, em vez de escrever procedimentos, um supervisor poderia passar mais tempo ensinando treinamento de segurança ou conduzindo inspeções de segurança. Isso poderia significar trabalhadores mais seguros, produtos mais seguros e poupanças a longo prazo para as empresas.

Dicas 

Diante dos números, o estudo sugere algumas medidas para que os empregadores incorporem a nova tecnologia para as atividades básicas e liberem os trabalhadores para as tarefas mais valiosas: 

1. Adote a IA generativa como uma ferramenta para aumentar a produtividade dos
funcionários;
2. Invista ou facilite treinamentos que ajudem os funcionários a entender como aproveitar a IA generativa de maneira eficaz;
3. Contratar funcionários pela sua capacidade ou orientação de aprendizagem, e não apenas com base nas suas competências;
4. Incentivar uma cultura de experimentação e aprendizagem;
5. Forneça diretrizes e políticas claras para o uso de IA generativa em seu local de trabalho;
6. Os gestores de pessoas devem dar o exemplo, utilizando IA generativa no seu próprio trabalho.

Como foi feita a pesquisa

O levantamento analisou as horas gastas atualmente em todo o país em tarefas de trabalho todas as semanas e, em seguida, calculou quanto isso seria daqui a três anos, à medida em que a tecnologia fosse adotada no local de trabalho. Em seguida, identificou as tarefas que teriam maiores horas reduzidas pela tecnologia (especificamente LLM Chatbots e AI Textto-Visual Media Generators).