A Missão Artemis enviada por meio do foguete Space Launch System (SLS) na cápsula Orion é o primeiro passo na próxima era da exploração humana. Juntamente com parceiros comerciais e internacionais, a NASA estabelecerá uma presença sustentável na Lua para se preparar para missões a Marte.

 

O real objetivo da Artemis 1 é realizar um teste sem tripulação na órbita lunar para entender os perigos da missão — os testes são realizados para entender qualquer problema antes de enviar uma nave tripulada à Lua. A missão Artemis 2 deverá ser realizada em um voo tripulado à Lua em 2024. Contudo, o pouso lunar, está previsto para acontecer em 2025.

 

Se tudo ocorrer como o previsto, a nave chegará à Lua na manhã desta segunda-feira (21), quando ela fará um voo rasante a apenas 100 km de distância da superfície lunar. A NASA promete fazer uma cobertura ao vivo sobre a chegada da Artemis na Lua a partir das 09h15 (horário de Brasília).

 

Durante essa manobra, a Orion sofrerá a influência gravitacional da Lua. Os controladores de voo da NASA planejam ligar novamente os motores às 09h44 durante essa aproximação para aproveitar a força da gravidade da Lua e acelerar a espaçonave para que ela possa entrar em uma órbita retrógrada distante — programado para o próximo dia 25 de novembro. A órbita é chamada de “retrógrada” porque a Orion vai viajar ao redor da Lua na direção oposta à que a Lua gira ao redor da Terra. Isso significa que, enquanto a Lua tem seu movimento no sentido anti-horário, a nave da Artemis 1 viajará no sentido horário.

 

Tradução postagem do Twitter:

”Estamos nos aproximando da Lua antes de nossa manobra de sobrevôo durante a qual passaremos a 130 km da superfície lunar.”

 


VEJA O TWEET


 

Acompanhe a transmissão ao vivo: