A Whee é uma nova rede so0cial voltada para a postagem de fotos, uma criação da ByteDance, a mesma empresa fundadora do já famoso TikTok.

A Whee, rede social chinesa, promete ser uma concorrente forte do aplicativo da Meta. Para isso, ela vai proporcionar aos usuários uma experiência mais intimista e diferente do uso no Instagram.

Inclusive, é possível que a nova rede social seja uma ‘resposta’ ao Instagram, por conta dos reels. Esse recurso de vídeo é semelhante ao usado pelo TikTok, que acusa a concorrente de ‘copiar’ suas ideias.

A Whee chega como uma opção a mais no compartilhamento de fotos pessoais. É uma forma de registrar seu dia de forma espontânea, promovendo os melhores momentos dele, de modo diferente do Instagram.

No entanto, algumas funcionalidades fazem a Whee lembrar bastante o Instagram, como uma linha do tempo bastante parecida.

De todo o modo, os usuários de redes sociais ganham mais uma ferramenta para experimentar. E, em breve, será possível saber se a nova rede social chinesa vai ser aprovada ou não pelos internautas.

Vale lembrar o exemplo da Koo, uma rede social indiana que ganhou popularidade em 2022. Ela iria concorrer com o X (ex-Twitter), porém, caiu em desuso e muitos nem lembram mais de sua existência.

Conta será vinculada

Por fim, a principal diferença da Whee para outras redes sociais é o vínculo com o TikTok. Para ter uma conta, a pessoa terá de estar vinculada ao aplicativo mais tradicional de vídeos.

A Whee ainda está indisponível em muitos países, inclusive no Brasil. Um dos lugares onde funciona de forma experimental é na Turquia.

A empresa está testando o aplicativo de forma gradativa em alguns países e expandindo a novidade. Portanto, muitos brasileiros vão poder usar o novo aplicativo de fotos em breve.